ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13651

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Escolha da operação, Questões aditivas, Números Naturais, Números Decimais

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais.

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Biografia do Autor

Thiago Beirigo LOPES, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Ana Paula Nunes FELIX, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2007); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (2009) e Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2021). Professora da Educação Básica desde 2007, com experiência em organização de trabalho pedagógico. Professora de Matemática da Rede Pública Estadual (PA) desde 2011. Possui produções nas áreas de Ensino de Matemática por atividades, História da Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática e Sequência Didática para ensino de problemas aditivos.

Pedro Franco de SÁ, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

LOPES, T. B.; FELIX, A. P. N.; SÁ, P. F. de. ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 821–843, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13651. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651. Acesso em: 5 nov. 2024.