VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.13385Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino Remoto, Docência Online, Educação SuperiorResumo
Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.
Downloads
Referências
BRASIL. Governo Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 04/11/2021.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1985.
_____________. Pedagogia da Esperança – um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1994.
SALES, K. M. Tecnologias Digitais em Rede e Educação: Processos Cognitivos e Mediação Pedagógica. Projeto de Pesquisa em desenvolvimento. Universidade do Estado da Bahia – XXXX, Camaçari, BA, 2020.
_________________ e ALBUQUERQUE, Jader Cristiano. Práticas Híbridas dos Sujeitos Aprendentes - Uma proposição de Modelagem para análise das formas de hibridismo presentes nas instituições formativas. REVISTA PRÂKSIS, v. 2, p. 162-186, 2020.
SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119 >. Acesso em: 12 de out de 2021.
SILVA, M. Formação de professores para a docência online. Braga: Universidade do Minho, 2009.
SANTOS, E.; CARVALHO F. P.; PIMENTEL, M. MEDIAÇÃO DOCENTE ONLINE PARA COLABORAÇÃO: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. ETD – Educ. Temat. Digit. Campinas, SP v.18 n.2 p. 23-42 jan.abr.2016. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640749. Acesso em 20 de nov de 2021.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.