VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13385

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Remoto, Docência Online, Educação Superior

Resumo

Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando entretanto que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.

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Biografia do Autor

Kathia Marise Borges SALES, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pedagoga, Mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC) a e Doutora em Difusão do Conhecimento ( DMMDC - (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC). Concluiu Pós- doutoramento em dez/2021 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, docente credenciada do Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC/UNEB) e Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC - UNEB/UFBA/IFBA/LNCC/UEFS/SENAI CIMATEC).

Jader Cristiano Magalhães de ALBUQUERQUE, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

outor em Difusão do Conhecimento pela UFBA, Mestre em Administração pela UFBA, Especialista em Educação e Tecnologias e Graduado em Processamento de Dados e Administração. É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia atuando no Dept. de Ciencias Humanas/Salvador e Depto Ciencias Exatas e da Terra/Salvador. Atua como Professor Permanente do Mestrado Nacional e Profissional de Ensino de Física (MNPEF/UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). É Prof. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCTEM). Atuou na Implantação e foi Coordenador geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da UNEB. Foi membro da Câmara de Educação a Distância da Associação de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais. (ABRUEM). Atuou como consultor na implantação de cursos de graduação nas áreas de Gestão e Sistemas de Informação na modalidade EaD na Faculdade Regional de Candeias e na Faculdade Osvaldo Alves de Miranda. Áreas de interesse em pesquisa: Educação Mediada por Tecnologias; Modelos de Governança para a gestão da EaD. Metodologias Ativas; Modelagem Computacional; Dinâmica de Sistemas; Gestão da Produção e Operações Logísticas, Marketing e e-Commerce, Sistemas Locais de Produção e Inovação.stratégia

Edméa Oliveira dos SANTOS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor de graduação e no Programa Pós-Graduação em (PROPED/UERJ) linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais" Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD.

Referências

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

SALES, K. M. B. .; ALBUQUERQUE, J. C. M. de; SANTOS, E. O. dos . VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO - O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13385. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13385. Acesso em: 25 abr. 2024.