PLATAFORMAS DIGITAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CONSTRUINDO INTERAÇÕES COM SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13381

Palavras-chave:

Plataformização, Proteção de dados, Crianças, Ensino remoto

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima na educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.

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Biografia do Autor

Lynn ALVES, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 1D, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Universidade de Turim, na Itália. É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA. As investigações realizadas relacionam-se com o universo digital, destacando os jogos digitais e suas interfaces, especialmente com a aprendizagem em distintos cenários. Nos últimos anos vem realizando pesquisas que têm como temas: narrativas seriadas, divulgação científica e mais recentemente as questões e tensões relacionadas com a plataformização da educação, destacando a Learning Analytics. Coordenou os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB) e Lider SIM (CAPES). E organiza e coordena há quartorze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa, inclusive a série de documentários Ciência, Tecnologia e Cultura, encontram-se disponíveis na URL: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br e no Canal do Youtube http://www.youtube.com/user/comunidadesvirtuais.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

ALVES, L. PLATAFORMAS DIGITAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CONSTRUINDO INTERAÇÕES COM SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13381. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13381. Acesso em: 27 abr. 2024.