EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13366

Palavras-chave:

Habilidades Sensório-Motoras, Educação Física a distância, Mediação pedagógica, Mediação tecnológica

Resumo

Com o objetivo de compreender propostas de mediação pedagógica utilizadas em contextos de aquisição de Habilidades Sensório-Motoras (HSM) em cursos Educação Física a distância, este estudo foi realizado. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e estudos exploratórios em uma abordagem interpretativa. O percurso metodológico contou com revisão bibliográfica, pesquisa documental, Revisão Sistemática e coleta de dados com a participação de coordenadores de curso, docentes, tutores e discentes. Os resultados identificam e caracterizam propostas e relações de mediação pedagógica e tecnológica, bem como potenciais métodos de aquisição de HSM em cursos de Educação Física a distância.

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Biografia do Autor

Alexandre Martins dos ANJOS, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Ciências na área de concentração de Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade Nacional de Educação a Distância de Madrid. Especialista em Formação de Orientadores Acadêmicos para Educação a Distância e Bacharel em Ciência da Computação e Ciências Econômicas. Na Universidade Federal de Mato Grosso é professor de cursos de Graduação e do programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como pesquisador do Laboratório de Estudos em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e coordena de projetos de pesquisa e extensão do Núcleo de Inovação em Tecnologia Educacional (NUTEC). Atualmente é Secretário de Tecnologias Educacionais e coordena o Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMT. Com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação Aberta ou a Distância e de processos formativos cuja mediação didático-pedagógica ocorra com a utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação, preside atualmente a Associação Universidade em Rede(UniRede) e é membro institucional do International Council for Open and Distance Education (ICDE). Tem experiência e interesse pelas áreas de pesquisa no campo da Educação Aberta, Flexível e a Distância, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Inovação no campo no ensino, pesquisa e extensão, por meio das Tecnologias Educacionais, Realidade Virtual e Aumentada, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Avaliação de Habilidades Sensório-Motoras em Ambientes Virtuais tridimensionais, Objetos de Aprendizagem, Gestão Pública e Governança de Tecnologia da Informação.

Dimas da Silva MARQUES, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/MT)

(In memoriam) - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato e professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

ANJOS, A. M. dos; MARQUES, D. da S. . EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: PROPOSTAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE AQUISIÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13366. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13366. Acesso em: 26 nov. 2024.