A ESCUTA DISCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA (ETEC)

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12710

Palavras-chave:

Política pública, Centro Paula Souza, Sistema de Avaliação Institucional, Gestão Escolar

Resumo

O artigo foca no diálogo entre dados avaliativos de macro e microssistemas no âmbito da gestão educacional. Analisa dados do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) explorando respostas de 174 discentes – Curso Técnico Nutrição Dietética (microssistema) – comparando-os com as manifestações de 150.004 estudantes dos diferentes cursos(macrossistema), visando o estudo de processos formativos e a identificação de interdependência entre as Etecs do Centro Paula Souza (CEETEPS), influenciadas por uma organização que deixa “marcas” de eficiência da gestão. São trazidas reflexões evidenciando avaliação positiva sobre condições de ensino/aprendizagem, ao lado de pouco diálogo no uso dos resultados do SAI para aperfeiçoar o processo avaliativo/decisional das Etecs.

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Biografia do Autor

Sandra Lúcia FERREIRA, UNICID e UNESP

Doutora pela PUC-SP – Programa de Psicologia da Educação; Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID).

Ana Claudia CARELLE, Universidade Cidade de São Paulo

Mestra em Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) - linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão Escolar, planejamento e avaliação nas instituições de Educação; Nutricionista, Pedagoga, docente e coordenadora do curso técnico em nutrição e dietética do CEETEPS - Etec de Guaianazes desde 2004.

Anamérica Prado MARCONDES, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora pela PUCSP – Programa de Psicologia da Educação; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

FERREIRA, S. L. .; CARELLE, A. C. .; MARCONDES, A. P. . A ESCUTA DISCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA (ETEC). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12710. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12710. Acesso em: 26 abr. 2024.