Produção do conhecimento em políticas de educação superior: o significado histórico-acadêmico da Rede Universitas/Br no Brasil e na Região Centro-Oeste

Autores

  • Mariluce BITTAR bittar@ucdb.br
    Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Maria das Graças Martins da SILVA gracams2@hotmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v22i50.1240

Palavras-chave:

Políticas de Educação Superior. Produção do Conhecimento. Rede Universitas/Br.

Resumo

Analisa-se o processo de criação e consolidação da Rede Universitas/Br. Para alcançar esse objetivo foram utilizadas, basicamente, fontes documentais. Os resultados indicam a importância da construção da Rede como propulsora da pesquisa não apenas nos grandes centros, mas principalmente nos chamados núcleos periféricos de pesquisa. Conclui-se reafirmando o significado histórico-acadêmico da Rede Universitas/ Br e o seu papel estratégico na descentralização e na consolidação da pesquisa sobre políticas de educação superior no Brasil, transformando-a em uma referência no país e na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariluce BITTAR, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Educação (UFSCar) com estágio de pós-doutorado em Educação (UFSC). Professora daUniversidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticasde Educação Superior (GEPPES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB epesquisadora da Rede Universitas. Vice-Coordenadora do GT Política de Educação Superior da AssociaçãoNacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Bolsista de Produtividade em Pesquisa doCNPq. Avenida Tamandaré, nº 6000, PPGE-UCDB.

Maria das Graças Martins da SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisasem Políticas Educacionais (GEPDES) e participa da Rede Universitas/Br e do Grupo de Estudos e PesquisasPolíticas de Educação Superior (GEPPES). Participa do Comitê Editorial da Revista Educação Pública. Av.Fernando Corrêa da Costa. PPGE-UFMT. Tel.: (65) 3615-8431.

Referências

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Universidade pública. Iniciativa privada. A UNICAMP diante dos desafios da globalização. Campinas: Alínea, 2002.

BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de. Ensino Noturno: acesso

e democratização da educação superior. Campo Grande: UCDB; CNPq;

FUNDECT, 2006.

BITTAR, Mariluce; PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. Políticas de

expansão da educação superior, no período 2003-2010, e suas implicações para o acesso e a permanência de estudantes. Campo Grande: UCDB; CNPq, 2012.

______. Acesso e Permanência na Expansão da Educação Superior. São Carlos:

XXI Seminário Nacional Universitas/Br, maio de 2013, disponibilidade restrita.

BITTAR, Mariluce. Processo de Expansão e Interiorização da Educação

Superior na Região Centro-Oeste – as marcas da mercantilização do ensino. Projeto Integrado e Interinstitucional de Pesquisa. Campo Grande: UCDB; FUNDECT, 2003.

______. (Coord.) Política de Cotas para Negros na Educação Superior –

estratégia de acesso e permanência? Projeto Integrado de Pesquisa. Campo Grande: CNPq; FUNDECT; UCDB, 2004.

______. Os Seminários Nacionais Universitas/Br, a descentralização da pesquisa

em educação superior no Brasil e o fortalecimento de grupos de pesquisa. In: Seminário Nacional Universitas/Br, 16., 2009, Campo Grande. Anais ... Campo Grande: UCDB, 2009. p.1-5.

______. Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior - Pesquisas em Desenvolvimento. Campo Grande: UCDB, 2012, disponibilidade restrita.

______. Política de Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste. Campo Grande: UCDB; FUNDECT-PRONEM, 2011.

BRASIL. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Institui o Plano Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 10 jun. 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Poços de Caldas, Anais... Poços de Caldas, 2003. In: CUNHA, Maria Isabel da; BROILO, Cecília Luiza (Org.). Pedagogia

universitária e produção de conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 105-138. GEPPES. Histórico. Disponível em: <http://www.ucdb.br/mestradoeducacao/grupogeppes/index.php>. Acesso em: 6 jun. 2013.

MANCEBO, Deise; OLIVEIRA, João Ferreira; MOROSINI, Marília (Coord.).

Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996. Rio de Janeiro: Rede Universitas/Br; GT Política de Educação Superior; ANPEd, 2009.

NEVES, Clarice Baeta. Institucionalização da pesquisa e sistemas decisórios. In:

FRANCO, Maria Estela Dal Pai et al. (Org.). Universidade e pesquisa: políticas,

discursos e práticas. Passo Fundo: UPF, 1999, p. 69-78.

UNIVERSITAS/Br. A produção científica sobre Educação Superior no Brasil:

-2000. Projeto Integrado de Pesquisa. Porto Alegre: GT Política de Educação

Superior; ANPEd, 2002.

RAMOS, Maria da Graça et al. Institucionalização da pesquisa (verbete); IV Plano

Nacional de Pós-graduação (verbete). In: MOROSINI, Marília et al. Enciclopédia

de pedagogia universitária. Porto Alegre: INEP/RIES, v. 2, p. 179, p. 216, 2006.

REDE UNIVERSITAS/Br. Análise do Censo da Educação Superior no Brasil:

-2004. Projeto Integrado de Pesquisa. Brasília, DF: GT Política de Educação Superior; ANPEd. Brasília, DF: INEP, 2006.

SEGENREICH, Stela. C. A relação pesquisa e ensino de graduação no contexto da revista Ciência e Cultura. In: PEIXOTO, Maria do Carmo (Org.). Educação superior: avaliação da produção científica. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2000.

VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. Políticas de Educação Superior no Brasil Pós–LDB/1996: impactos na região Centro-Oeste com enfoque no ingresso e na permanência. Cuiabá: UFMT; FAPEMAT, 2012.

Downloads

Publicado

2013-09-13

Como Citar

BITTAR, M.; SILVA, M. das G. M. da. Produção do conhecimento em políticas de educação superior: o significado histórico-acadêmico da Rede Universitas/Br no Brasil e na Região Centro-Oeste. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 727–744, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i50.1240. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1240. Acesso em: 28 abr. 2024.