A GINÁSTICA PARA TODOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA CORPORAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Palavras-chave:
Ginástica Para Todos, Sistema Único de Saúde, Práticas Corporais, GinásticaResumo
A Ginástica para Todos – GPT está voltada para o lazer, vivência corporal, criatividade e diversidade, classificando-a como uma prática livre, características que a tornam apropriada à promoção da saúde, em especial no Sistema Único de Saúde – SUS. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as evidências e trazer possibilidades para a implementação da GPT no SUS, predominantemente para o público idoso. Para tanto, foram utilizadas publicações oficiais do Ministério da Saúde e sobre experiências de GPT no SUS. Não foram encontrados relatos na literatura sobre sua implementação no SUS, bem como para busca nos Anais da área. Visto que o público mais aderente às atividades físicas no SUS se constitui por pessoas acima de 50 anos, sugere-se utilizar as mesmas estratégias de implantação dos grupos de GPT com idosos, priorizando a elaboração coletiva de coreografias, elementos gímnicos e culturais de forma lúdica e cooperativa, contribuindo no aumento do nível de atividade física e promoção da saúde.
Referências
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2003.
BELMONTE, Luciana Blanco; SARÔA, Giovanna. Ginástica geral: uma atividade estimulante para mulheres na 3ª idade. In: TOLEDO, Eliana; VENÂNCIO, Silvana; AYOUB, Eliana (Orgs.). Anais do IV Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/UNICAMP, 2007.
BEZERRA, Liudmila Andrade; GENTIL, Raphael Nascimento; FARIAS, Gelcemar Oliveria. A ginástica para todos na formação inicial: do contexto histórico à produção do conhecimento. Pensar a prática, v. 18, n. 3, p. 739-751, 2015.
BONFIM, Mariana Rotta; COSTA, José Luiz Riani; MONTEIRO, Henrique Luiz. Ações de educação física na saúde coletiva brasileira: expectativas versus evidências. Revista brasileira de atividade física e saúde, v. 17, n. 3, p. 167-173, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 154, de 24 de Janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html> Acesso em: 29 de outubro de 2018a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 719, de 07 de Abril de 2011. Institui o Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0719_07_04_2011.html> Acesso em: 04 de outubro de 2018b.
CARBINATTO, Michele Viviane; SOARES, Daniela Bento; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Gym Brasil: festival nacional de ginástica para todos. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 130-132, 2016.
COSTA, Larissa Registro; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. Relações entre o termo saúde e a ginástica para todos: uma análise dos trabalhos apresentados nas edições do fórum internacional de ginástica para todos entre 2007-2016. In: TOLEDO, Eliana e colaboradores. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2018.
CRUZ, Danielle Keylla Alencar. Práticas corporais e atividade física no NASF. In: BRASIL. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010.
EVARISTO, Edna Oliveira; SILVA, Nancy Francisca; EVARISTO, Priscila Oliveira. Relatos de experiências da atividade de ginástica geral do grupo de dança folclórica Balançarte, inserido no programa de extensão saúde e cidadania na melhor idade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho e colaboradores. Anais do VI Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2014.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA. Gymnastics for All Regulations Manual: 2019 Edition. Disponível em: <https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual,%20Edition%202019.pdf>. Acesso em: 20 de março de 2020.
KAUFFMAN, Alessandra Precinda e colaboradores. A produção do conhecimento em ginástica para todos: uma análise em teses e dissertações de 1980 a 2012. Conexões, v. 14, n. 3, p. 7-8, 2016.
LIMA, Graciano Joan Xavier e colaboradores. A influência da construção coreográfica nas relações interpessoais de uma turma de ginástica para idosos: o olhar do professor. Anais do Congresso de Ginástica para Todos, v.1, n.1, 2015.
MENEGALDO, Fernanda Raffi. Ginástica para todos: por uma noção de coletividade. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018.
MORENO, Natália Lopes; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz. Influências da prática de ginástica para todos para a saúde na velhice: percepções dos praticantes. In: TOLEDO, Eliana e colaboradores. Anais do IX Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2018.
OLIVEIRA, Jéssica Shizuka Yahiro Silva; SILVA, Felipe Souza; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para corpos experientes: a produção de coreografias de GPT com um grupo de adultos idosos. Anais do Congresso de Ginástica para Todos, v. 1, n. 3, 2019.
OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz. Ginástica para todos: perspectivas no contexto do lazer. Revista mackenzie de educação física e esporte, v.6, n.1, p.27-35, 2007.
PATRÍCIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviane. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 200-212, 2016.
PEREZ, Tatiana Alves Martins. A importância dos estímulos cognitivos na prática de GPT com idosos. Anais do Congresso de Ginástica para Todos, v. 1, n. 3, 2019.
PEREZ, Tatiana Martins. Idosos e ginástica para todos: um olhar sob o poto de vista motivacional. In: SCHIAVON, Laurita Marconi; TOLEDO, Eliana; AYOUB, Eliana; PAOLIELLO, Elizabeth. Anais do VIII Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2016.
PIERIN, Silvana; SOUZA; Cesar Augusto Fernandes. Contribuições da ginástica geral na autoestima da terceira idade. In: TOLEDO, Eliana e colaboradores. Anais do VI Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2012.
SANTOS, Élida Silva; OLIVEIRA, Michelle Ferreira. Da infância à melhor idade: fases da vida: processo de montagem coreográfica com idosos participantes de um projeto de ginástica para todos. Anais do Congresso de Ginástica para Todos, v. 1, n. 2, 2017.
SILVA, Carla Andréia Pereira; BRASILEIRO, Renata Ruivo. A Ginástica para Todos no SESC-SP como estratégia de desenvolvimento do letramento corporal em idosos. Anais do Congresso de Ginástica para Todos, v. 1, n. 3, 2019.
SILVA, Rodolfo Inácio Meninghin e colaboradores. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho e colaboradores. Anais do VII Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2014.
SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1997.
VIANA, Helena Brandão. Ginástica Geral: responsabilidade social e solidariedade com idosos. In: TOLEDO, Eliana; VENÂNCIO, Silvana; AYOUB, Eliana. Anais do IV Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2007.
WEBER, Vinícius Müller Reis e colaboradores. Avaliação da qualidade de vida de participantes do projeto ginástica para todos no município de Guarapuava-PR. Cinergis, v. 18, n. 1, p. 45-49, 2016.
BELMONTE, Luciana Blanco; SARÔA, Giovanna. Ginástica geral: uma atividade estimulante para mulheres na 3ª idade. In: TOLEDO, Eliana de; VENÂNCIO, Silvana; AYOUB, Eliane. Anais do IV Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, SP: FEF/ UNICAMP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).