CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA

Autores

  • Bibiane Signor Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Julia Stanga Rech Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Ricardo Rezer Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Palavras-chave:

Saúde, Educação Física, Concepções

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Significativa parte dos colaboradores demonstrou uma compreensão sobre saúde vinculada a OMS. Destacaram a presença, mesmo indireta, da temática “concepções de saúde”, em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina “EF, Saúde e Sociedade”. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão proposta, foi possível evidenciar vulnerabilidades conceituais. Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde, sendo fundamental ampliar espaços de estudo e discussão sobre esta temática ao longo da formação inicial, especialmente no curso de Licenciatura.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Signor, B., Rech, J. S., & Rezer, R. (2017). CONCEPÇÕES DE SAÚDE DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA: UMA LEITURA COM A HERMENÊUTICA. Corpoconsciência, 21(3), 17-28. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5578