CONHECIMENTO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE FATORES DE RISCO RELACIONADOS A DOENÇAS CRÔNICAS
Palavras-chave:
Saúde, escolares, doença crônicaResumo
O objetivo do estudo foi avaliar o nível de conhecimento de alunos do 3º ano do Ensino Médio de um município do sul do Brasil sobre a associação de quatro fatores de risco (sedentarismo, tabagismo, consumo exagerado de álcool e alimentação inadequada) relacionados ao surgimento de oito doenças crônicas (diabetes mellitus, hipertensão, AIDS, osteoporose, câncer de pulmão, depressão, cirroses e infarto agudo do miocárdio). Foi realizado um estudo exploratório de caráter transversal, incluindo 76 escolares. As associações mais prevalentes foram do sedentarismo com infarto agudo do miocárdio; tabagismo com câncer de pulmão; consumo excessivo de álcool com cirrose hepática e alimentação inadequada com diabetes e também sobre a falta de relação entre sedentarismo e cirrose hepática; tabagismo e alimentação inadequada com Aids. Novas políticas públicas escolares são necessárias para aumentar o conhecimento sobre temas relacionados à saúde, o que pode implicar na prevenção de doenças crônicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).