A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação, Corpo, Ludicidade, ImaginárioResumo
Esse artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os sentidos e os significados dos movimentos lúdico-corporais dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, em atividades livres, sobretudo o recreio. Se fundamentou na teoria da complexidade e no Imaginário, como escola de pensamento e como método, de modo a elucidar e capturar as imagens arquetípicas que se circunscrevem nos jogos e brincadeiras “experienciados” por esses brincantes. Percebeu-se que essas atividades levam a um estado de “equilibração psico-sócio-corporal”, vivenciados por comportamentos míticos de heroicidade, solidariedade, partilha, afeto, transgressões e disputas.Downloads
Publicado
2016-11-07
Como Citar
Nhary, T. M. C. (2016). A POÉTICA DE CORPOS BRINCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR. Corpoconsciência, 20(1), 27–37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4194
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Artigos
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