CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Mobilidade Ocupacional, Educação Física e Treinamento, Docentes.

Resumo

Os ciclos de vida profissional são importantes fontes de informações sobre a prática profissional docente. O artigo tem objetivo analisar os ciclos de vida profissional na carreira docente como um processo de socialização e incorporação na atividade profissional, com base em uma revisão sistemática da literatura. Utilizou-se as bases de dados LILACS e SciELO. A partir da pesquisa efetuada encontrou-se um total de 236 artigos. Ao final da seleção 06 estudos atendiam os critérios aplicados. Os estudos revisados apontam que os ciclos de vida profissional na carreira dos docentes, mesmo estes com formações realizadas em momentos distintos e que atuam em contextos diferenciados, apresentam pontos comuns nas suas trajetórias profissionais, respeitadas as especificidades da história pessoal de cada professor.

Biografia do Autor

Jonas Godtsfriedt, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (2010) e Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais (2011). Atualmente é técnico universitário da Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza estudos na área de concentração da teoria e prática pedagógica em educação física, com as seguintes linhas de pesquisa: teorias sobre o corpo, movimento humano, esportes e lazer.

Downloads

Publicado

2016-08-23

Como Citar

Godtsfriedt, J. (2016). CICLOS DE VIDA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Corpoconsciência, 19(2), 9–17. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3870