A CORPOREIDADE COMO ELO ESSENCIAL NA INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TEATRO DO OPRIMIDO, EM UMA POSSÍVEL ATUAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA.

Autores

  • Marcel Cavalcante de Souza Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Palavras-chave:

Corporeidade, Educação Física, Teatro do Oprimido.

Resumo

Vivemos numa época repleta de complexidades. Entendemos que o corpo é dialeticamente influenciado por diversos elementos e diariamente provocado pelas relações que estabelecemos. Pensar o corpo em sua complexidade é pensar a corporeidade. E a educação física tem sido a área de atuação humana que mais se debruça sobre o assunto. Atuando em outras frentes, deparamo-nos com o Teatro do Oprimido (TO), que traz contribuições inegáveis à práxis pedagógica. O objetivo deste trabalho é propor a Corporeidade como elo essencial para a integração entre Educação Física Escolar (EFE) e TO. Metodologicamente este trabalho pode ser considerado de revisão bibliográfica. Dialogando com os autores, estabeleceram-se alguns parâmetros interessantes, a serem discutidos para reflexão. Pensar a corporeidade, talvez, passe pela compreensão das diversas relações que estabelecemos ao longo da nossa caminhada pela vida.  Que a corporeidade presente em cada educando, possa ser sensivelmente compreendida. Que possamos transformar, concretamente, nosso fazer

Biografia do Autor

Marcel Cavalcante de Souza, Faculdades Integradas de Jacarepaguá

- Professor de Educação Física e Karatê, na rede municipal do Rio de Janeiro;
- Professor na Licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas de Jacarepguá (FIJ);
- Em fase de conclusão (já qualificado), do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, na Pro Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Ensino e Cultura (PROPGPEC), do Colégio Pedro II (CP-II), preparando defesa da Dissertação "Teatro do Oprimido e Educação Física: Parcerias Metodológicas em Busca da Não-Violência no Ambiente Escolar".
- Especialização em Educação Física Escolar no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), concluído com a apresentação do Artigo "Criatividade: Consciência Crítica e Ação Transformadora".
- Licenciatura Plena em Educação Física, com Aprofundamento em Recreação e Lazer, pela Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluído com a apresentação da Monografia "Reacreação e Arte: Perspectivas no processo de ensoino aprendizagem".

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Souza, M. C. de. (2016). A CORPOREIDADE COMO ELO ESSENCIAL NA INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TEATRO DO OPRIMIDO, EM UMA POSSÍVEL ATUAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA. Corpoconsciência, 19(1), 42-51. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3798