O SONHO ACABOU! ABANDONO DA CARREIRA ESPORTIVA DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL

Autores

  • Fernando Jaime González Unijuí
  • Robson Machado Borges Unijuí
  • Alexandre Sfalcin

Palavras-chave:

Sonho, Futebol Profissional, Abandono.

Resumo

O foco deste estudo direciona-se a conhecer os motivos e as consequências do abandono da carreira esportiva no futebol profissional. A descrição e análise centram-se em ex-atletas que iniciaram no futebol do interior do Rio Grande do Sul e não conseguiram permanecer ou fazer parte de um “time grande”. Para tanto, entrevistas foram realizadas com sete ex-atletas. Os resultados sugerem que os principais motivos do abandono da carreira esportiva se centraram nas precárias condições de trabalho oferecidas aos jogadores nos clubes do interior da região sul. Enquanto que o abandono tem como uma de suas principais consequências às dificuldades para a reinserção no campo laboral. 

Biografia do Autor

Fernando Jaime González, Unijuí

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde trabalha nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências.

Robson Machado Borges, Unijuí

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do curso de Educação Física na Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS/Brasil.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

González, F. J., Borges, R. M., & Sfalcin, A. (2016). O SONHO ACABOU! ABANDONO DA CARREIRA ESPORTIVA DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL. Corpoconsciência, 19(1), 11-21. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3797