Corporeidade, idoso e meio ambiente como fatores constituintes dos paradigmas da contemporaneidade
Palavras-chave:
corporeidade, idoso, meio ambiente, contemporaneidadeResumo
RESUMO
O presente artigo trata da temática corporeidade, idoso e meio ambiente como fatores constituintes dos paradigmas da contemporaneidade dada a complexidade das suas relações e interações. O corpo, inicialmente dissociado do meio ambiente, bem como o idoso – um sujeito cujo corpo envelhecido já não figurava como fator relevante – são revisitados pelos paradigmas de um tempo no qual uma outra epistemologia e outras práticas passam a orientar as atividades desse novo contingente da sociedade, a saber, sujeitos cujas idades alcançam patamares em torno de 73 anos de vida, no caso do Brasil. O artigo é elaborado partir de uma análise semiótica dos processos sociais que têm sido construídos como resposta à mudança deste fator estrutural, a saber, o aumento da expectativa de vida e o incremento desse segmento populacional, os idosos, a temática ambiental e o lugar do corpo nessas outras interações propostas pela condição contemporânea da humanidade. A prática de atividades físicas é avaliada, ao final, como uma das formas de interação do idoso e a (re)conciliação entre o meio ambiente e o corpo.
Palavras-chave: corporeidade, idoso, meio ambiente, contemporaneidadeDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).