Associação entre sintomas alimentares, atividade física e sintomas depressivos na adolescência
Palavras-chave:
Transtornos Alimentares. Atividade Física. Depressão. Adolescência.Resumo
A presente pesquisa interdisciplinar pretendeu associar sintomas de transtornos alimentares, atividade física e sintomas depressivos em adolescentes do ensino médio. A revisão de literatura teve como base estudos epidemiológicos que mostram um aumento na incidência de transtornos alimentares concomitante à redefinição do padrão de beleza direcionado a um corpo cada vez mais magro. Mostram ainda, a utilização de métodos extremos por adolescentes para alcançar esse padrão como a inadequação nos regimes alimentares e no treinamento físico. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva cujos instrumentos utilizados foram: o Teste de Edimburgo (adaptado para este estudo) para identificar sintomas de transtornos alimentares, um questionário sobre atividade física e o Inventário de Depressão Infantil e do Adolescente (CDI). A análise dos resultados gerais com 209 adolescentes constatou 8,61% de adolescentes com sintomas de transtorno alimentar – na margem de 14 protocolos femininos para 4 masculinos. Dentre estes, 11,11% apresentaram sintomatologia depressiva e 27,77% apresentaram atividade física intensa, com prática diária. Conclui-se que os dados para o transtorno alimentar estão de acordo com a literatura estudada, embora o índice encontrado de ambos os sexos foi maior do que as pesquisas mostram. Quanto à atividade física encontraram-se índices menores do que os esperados para a amostra com sintomas alimentares. No total geral da amostra encontrou-se índice abaixo do esperado para a idade pesquisada em relação à depressão.Downloads
Publicado
28-02-2012
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
FERREIRA, Angelita Daniela; MARTINS, Milena; SOUZA, Renata; SANTANA, Samara; MUNHOZ, Talita Hervas; DA COSTA, Edja Ferreira; CARNEIRO, Macris Fernanda Silva; CANALONGA, Andressa; VALENTIM, Nirã dos Santos. Associação entre sintomas alimentares, atividade física e sintomas depressivos na adolescência. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 15, n. 1, p. 38–51, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3530. Acesso em: 12 jan. 2026.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
















