Projeto renascer de lins, sp: significados do lazer para jovens freqüentadores
Palavras-chave:
Lazer, Jovens, Cultura, Políticas PúblicasResumo
Este trabalho se trata de uma pesquisa exploratória e tem como finalidade analisar os significados do lazer para jovens freqüentadores do Projeto Renascer, um projeto desenvolvido pela prefeitura da cidade de Lins/SP. Para o senso comum, o esporte e o lazer são práticas destinadas para ocupar o tempo "livre" dos jovens, uma estratégia para protegê-los das drogas e de outras mazelas - o que expressa uma visão funcional de sociedade. Como contraponto a essa visão, compreendemos o esporte e o lazer como direitos de cidadania que, ao serem garantidos aos sujeitos, poderão contribuir para que os mesmos reflitam sobre a realidade de vida e, com isso, possam intervir nessa realidade, na busca por um modo de vida melhor. O Projeto Renascer de Lins é um exemplo de ação no âmbito das políticas públicas que tem como intuito viabilizar aos jovens em situação de vulnerabilidade social o acesso aos direitos sociais como o lazer. Os jovens freqüentadores de tal projeto têm acesso a atividades como: esporte, expressão corporal, percussão, cultivo de hortaliças e marcenaria, atividades essas que atendem aos conteúdos clássicos do lazer. Esses sujeitos têm certa compreensão das influências que circulam na sociedade atual e atribuem ao lazer um conjunto de significados. Os procedimentos metodológicos utilizados foram revisão de literatura e pesquisa de campo, caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. Esse trabalho contribui para a avaliação das ações desenvolvidas no Projeto Renascer e para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao lazer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).