A natação como um meio integrador dos conteúdos escolares na educação infantil

Autores

  • Daniela dos Santos da Conceição daniela.conceicao@email.com
    FEFISA
  • Luiz Carlos Pereira luiz.pereira@email.com
    FEFISA

Palavras-chave:

Natação, Educação infantil, Conteúdos escolares, Interdisciplinaridade

Resumo

Considerando a crescente inclusão da natação na grade curricular das escolas de educação infantil, o presente estudo objetiva analisar as possibilidades de integração entre os conteúdos da natação e os demais conteúdos da pré-escola, tais como linguagem, matemática, ciências naturais e sociais. Para a coleta de dados, observou-se aulas de uma escola particular de educação infantil da cidade de Santo André, onde, através de relatórios de observação, coletou-se diversas frases que os alunos verbalizaram em decorrência das atividades aplicadas nas aulas de natação. Essas frases foram analisadas em cada área de conhecimento e, como resultado, foi possível verificar que, a partir das vivências no meio aquático, os alunos manifestaram diversos conhecimentos como noções de cor, peso, quantidade, temperatura, resistência, profundidade, letras, números, contagens, respeito, saúde, higiene, entre outros. Concluímos, dessa forma, que é possível o professor de natação preparar atividades e selecionar materiais que possibilitem essas integrações, favorecendo aos alunos ricas experiências no meio aquático.

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Publicado

21-06-2010

Como Citar

A natação como um meio integrador dos conteúdos escolares na educação infantil. (2010). Corpoconsciência, 13(1), 53-67. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3503