A natação como um meio integrador dos conteúdos escolares na educação infantil
Palavras-chave:
Natação, Educação infantil, Conteúdos escolares, InterdisciplinaridadeResumo
Considerando a crescente inclusão da natação na grade curricular das escolas de educação infantil, o presente estudo objetiva analisar as possibilidades de integração entre os conteúdos da natação e os demais conteúdos da pré-escola, tais como linguagem, matemática, ciências naturais e sociais. Para a coleta de dados, observou-se aulas de uma escola particular de educação infantil da cidade de Santo André, onde, através de relatórios de observação, coletou-se diversas frases que os alunos verbalizaram em decorrência das atividades aplicadas nas aulas de natação. Essas frases foram analisadas em cada área de conhecimento e, como resultado, foi possível verificar que, a partir das vivências no meio aquático, os alunos manifestaram diversos conhecimentos como noções de cor, peso, quantidade, temperatura, resistência, profundidade, letras, números, contagens, respeito, saúde, higiene, entre outros. Concluímos, dessa forma, que é possível o professor de natação preparar atividades e selecionar materiais que possibilitem essas integrações, favorecendo aos alunos ricas experiências no meio aquático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).