Educação física escolar e conteúdos: uma análise comparativa

Autores

  • Ronê Paiano rone.paiano@email.com
    Mackenzie
  • Janisio Xavier de Souza janisio.desouza@email.com
    Mackenzie
  • Marcos Mérida marcos.merida@email.com
    Mackenzie
  • Tiago Israel de Oliveira Marques tiago.marques@email.com
    Mackenzie

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Conteúdos, Análise do conteúdo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos da Educação Física Escolar e sua importância na opinião de alunos e ex-alunos. Foram entrevistados quatro Sujeitos, divididos em dois Grupos: Grupo 1, com dois indivíduos entre 13 e 15 anos, que fazem Educação Física atualmente e Grupo 2, com dois indivíduos entre 42 e 45 anos, que fizeram Educação Física por volta dos anos 70.         

Metodologia. Os resultados obtidos no Grupo 1 demonstram que tinham como conteúdo prioritário o futebol e as modalidades esportivas tradicionais, que queriam conteúdos diversificados e/ou diferentes e alegam que a Educação Física não teve  importância nenhuma, mas que gostavam das aulas, pois era um momento diferente, ou seja, de “lazer”. Já os resultados do Grupo 2 mostram que os indivíduos vivenciaram uma Educação Física tradicional, davam grande importância aos conteúdos, carregavam consigo boas lembranças das aulas, fizeram muitos amigos, aprenderam alguns jogos, desenvolveram habilidades motoras e atitudes de amizade e de respeito. Logo, essa análise das duas gerações nos permite perceber que, independente do conteúdo, o que faz a Educação Física significativa é a postura compromissada do profissional em relação ao desenvolvimento de seus alunos de maneira integral.

Downloads

Publicado

2010-06-21

Como Citar

Paiano, R., de Souza, J. X., Mérida, M., & Marques, T. I. de O. (2010). Educação física escolar e conteúdos: uma análise comparativa. Corpoconsciência, 13(1), 8–20. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3500