Educação física escolar: a dança em questão

Autores

  • Livia Cristina Toneto liviatoneto@yahoo.com.br
    UFBA

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Ensino fundamental

Resumo

O ensino fundamental escolar, no tocante à Educação Física, vem se apresentando na atualidade com um contexto ligado às aulas de Educação Física desapegadas de elementos culturais fundamentais para a amplitude do ensino, voltado exclusivamente ao esporte. Porém, ao desenvolver a dança, este profissional necessita de um melhor entendimento do que se trata. O foco deste estudo consiste em elucidar a relação dança e educação física no seu emprego no ensino formal. O problema elaborado para a pesquisa reside na seguinte questão: Como o profissional de Educação Física pode desenvolver o conteúdo dança na sua prática docente para o ensino escolar fundamental?  Diante deste panorama, teve-se como objetivo geral nesta pesquisa aprofundar o conhecimento da dança no contexto da educação física, identificando formas de trabalhar dança nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos verificar os significados que a dança vem disseminando nas sociedades ao longo dos anos; verificar o contexto da dança enquanto conteúdo da área da Educação Física. Enquanto procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em categoriais teóricas de análise, estas respaldadas por informações a partir de fontes como livros, revistas científicas especializadas nacionais e internacionais, anais de encontros temáticos, teses/dissertações, documentos ligados ao setor da educação no governo federal brasileiro. Concluímos que existe um caráter educacional entre as áreas de dança e educação física, em que a dança pode ser desenvolvida nas aulas de educação física quando considerada como manifestação cultural. Cabe aos profissionais da área o estudo nas danças, populares, folclóricas de forma aprofundada, contextualizada, desapegadas de técnicas. Soma-se a isso a necessidade do estudo dos movimentos relacionados a essa prática, se apropriando desses conhecimentos para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, salientando o valor que a dança tem nesta formação.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

Toneto, L. C. (2010). Educação física escolar: a dança em questão. Corpoconsciência, 12(2), 17–26. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493