Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol

Autores

  • Laís Kuaye la_k_wai@yahoo.com.br
    São Camilo
  • Louisiana Parente Candido louisiana.parente@gmail.com
    São Camilo
  • Nathalia Stefani de Melo natysm86@yahoo.com.br
    São Camilo
  • Marcia Nacif mnacif@usp.br
    USP

Palavras-chave:

Basquetebol, Taxa de sudorese, Coloração de urina, Desidratação

Resumo

Introdução: Durante a atividade física, a demanda energética e produção de calor aumentam significativamente. O calor produzido é dissipado para o ambiente, sendo a evaporação o mecanismo mais eficiente. Caso a perda de líquidos pela evaporação não seja reposta pode-se ter quadro de desidratação, que pode ser agravado pela ingestão insuficiente de líquidos e pelo aumento da intensidade do exercício. Assim, uma hidratação adequada é importante antes, durante e após o exercício. Objetivo: Avaliar o estado de hidratação de atletas do sexo masculino de um time de basquetebol. Metodologia: Foram avaliados 15 atletas do sexo masculino de um time de basquetebol de um clube de São Paulo. Para a estimativa do estado de hidratação corporal foi utilizada a análise da coloração da urina, a avaliação da taxa de sudorese e a porcentagem de perda de peso corporal dos atletas.  Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário São Camilo. Resultados: O presente estudo não apresentou nenhum caso de perda de peso que caracterizasse um quadro de desidratação capaz de interferir no desempenho esportivo. A taxa de sudorese média encontrada no grupo foi de 10,2 + 2,8 ml/min e a média de coloração de urina foi de 3,52 + 0,8. Conclusão: Tais resultados demonstram a importância da implementação de um plano de hidratação adequado para estes atletas com o objetivo de manter sua saúde e desempenho esportivo.

Biografia do Autor

Marcia Nacif, USP

Nutricionista, especialista em Nutrição Hospitalar -HC-FMUSP - Hospital de Retaguarda, mestre em Nutrição Humana Aplicada - USP, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP, docente do Centro Universitário São Camilo e da Universidade Paulista.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

Kuaye, L., Candido, L. P., de Melo, N. S., & Nacif, M. (2010). Avaliação do estado de hidratação de jogadores de basquetebol. Corpoconsciência, 12(1), 11–17. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3485