Pep – programa de educação postural: intervenção eficaz na redução do grau da escoliose idiopática do adolescente

Autores

  • Erica Verderi erica.verderi@email.com
    Unip - Sorocaba

Palavras-chave:

Adolescente, Escoliose, Desvio postural, Exercícios Corretivos

Resumo

O objetivo deste estudo foi demonstrar através de intervenção prática que os exercícios corretivos, especificamente como são abordados no PEP², são eficazes na redução do grau da curvatura da escoliose idiopática do adolescente, com uso do colete de Milwaukee. Utilizamos  radiografia e fotografias no início do programa e ao final de 2 meses, como critério para a avaliação e identificação dos resultados. O objeto de estudo foi uma escoliose idiopática torácica convexa à direita (ângulo de Cobb 43 graus – curva primária). Os dados encontrados após 2 meses de programa foi uma escoliose reduzida em 9 graus (avaliação radiográfica) e a melhora do padrão postural (avaliação fotográfica). Pôde-se observar que a partir do PEP, a escoliose da adolescente reagiu surpreendentemente a ação dos exercícios corretivos aplicados. O resultado superou a expectativa esperada para dois meses de programa. Demonstrou que, a intervenção  através de exercícios quando aplicada diretamente às necessidades  e alterações mecânicas da escoliose, oferece resultados significativos e importantes na minimização/redução  da escoliose idiopática do adolescente com  uso do colete.

Downloads

Publicado

2010-05-13

Como Citar

Verderi, E. (2010). Pep – programa de educação postural: intervenção eficaz na redução do grau da escoliose idiopática do adolescente. Corpoconsciência, 11(1), 18–29. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3471