Pep – programa de educação postural: intervenção eficaz na redução do grau da escoliose idiopática do adolescente
Palavras-chave:
Adolescente, Escoliose, Desvio postural, Exercícios CorretivosResumo
O objetivo deste estudo foi demonstrar através de intervenção prática que os exercícios corretivos, especificamente como são abordados no PEP², são eficazes na redução do grau da curvatura da escoliose idiopática do adolescente, com uso do colete de Milwaukee. Utilizamos radiografia e fotografias no início do programa e ao final de 2 meses, como critério para a avaliação e identificação dos resultados. O objeto de estudo foi uma escoliose idiopática torácica convexa à direita (ângulo de Cobb 43 graus – curva primária). Os dados encontrados após 2 meses de programa foi uma escoliose reduzida em 9 graus (avaliação radiográfica) e a melhora do padrão postural (avaliação fotográfica). Pôde-se observar que a partir do PEP, a escoliose da adolescente reagiu surpreendentemente a ação dos exercícios corretivos aplicados. O resultado superou a expectativa esperada para dois meses de programa. Demonstrou que, a intervenção através de exercícios quando aplicada diretamente às necessidades e alterações mecânicas da escoliose, oferece resultados significativos e importantes na minimização/redução da escoliose idiopática do adolescente com uso do colete.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).