Avaliação da composição corporal de atletas de natação categoria infantil e juvenil feminina
Palavras-chave:
Meninas, Antropometria, NataçãoResumo
Tendo em vista a importância da natação em nível internacional e nacional o presente trabalho teve por objetivo avaliar e comparar a composição corporal de atletas de natação do sexo feminino entre as categorias infantil e juvenil de Pouso Alegre e região. Para tal foram coletados dados referentes a composição corporal de 39 atletas de 08 equipes diferentes, de 06 cidades da região. Foram coletados dados como Peso, Altura e Dobras cutâneas. Durante a analise dos resultados, pode-se observar que houve diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis de Peso, Peso Gordo, Peso Magro e Estatura no grupo analisado. Quanto às outras variáveis analisadas, IMC, Percentual de gordura, Dobras Cutâneas individuais e Dobras Cutâneas agrupadas, não foram encontradas diferenças significativas, entres os grupos analisados. Pode-se concluir que no grupo de atletas participantes do estudo, as diferenças apresentadas nas variáveis de Peso, Peso Gordo, Peso Magro e Estatura pode vir a ser devido ao estágio de maturação em que os atletas se encontram, tendo em vista que a categoria Juvenil se encontra mais avançada que a Infantil, quanto às dobras cutâneas que não apresentaram diferenças pede-se ocasionalmente se cogitar uma hipótese de que a pratica esportiva tenha influenciado nas características corporais dos atletas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).