A IMPLEMENTAÇÃO DO WEB CURRÍCULO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DOS JOGOS INTERNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JIEF)

Autores

  • Douglas Santos doug2102@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Fernando Pimentel fernando.pimentel@cedu.ufal.br
    Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20372


Palavras-chave:

Educação Física, Formação Docente, Jogos Internos, Tecnologias Digitais, Web Currículo

Resumo

O objetivo do presente artigo foi, analisar a integração do Web Currículo e o uso de tecnologias digitais no planejamento e execução dos Jogos Internos de Educação Física (JIEF) de uma instituição pública de Ensino Superior, com foco em suas implicações para a formação inicial em Educação Física. Partindo do pressuposto de que a integração crítica de tecnologias na formação docente pode auxiliar no desenvolvimento de competências para a atuação pedagógica, a utilização de artefatos digitais se mostrou articulada para promover autoria, colaboração e multimodalidade durante o evento. A metodologia, de caráter experiencial e qualitativo, baseou-se na análise da utilização de artefatos digitais como Instagram, Canva, Google Drive, WhatsApp e aplicativos de gestão esportiva, e sua utilização estratégica pelos discentes-organizadores. Os resultados demonstram que a mediação tecnológica favoreceu processos de autoria, gestão colaborativa e aprendizagem participativa, além de fomentar a criação de um ecossistema digital integrado. Conclui-se que a experiência do JIEF funcionou como um laboratório prático para o desenvolvimento da competência digital docente, oferecendo um modelo replicável de integração entre web currículo, tecnologias e Ensino Superior.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração currículo e tecnologias de informação e comunicação: web currículo e formação de professores. 2019. Tese (Livre Docência em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação. Práxis educacional, v. 17, p. 52-80, 2021.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, 1, p. 57-82, 2012.

ALVES, Robson Medeiros. Gestão educacional e novas tecnologias digitais da informação e comunicação: atualizações necessárias disponíveis para a cultura educacional. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1366-1390, 2014.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Competências digitais, currículo e formação docente em educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 43, p. 1-10, 2021.

ARAÚJO, Raí Barboza de. Integração das tecnologias digitais, o currículo escolar e a formação de professores: necessidades emergentes no cenário educacional. Cuadernos de educación y desarrollo, v. 17, n. 1, p. 1-25, 2025.

ARIOSI, Cinthia Magda Fernandes; RIBEIRO, Fabricio Augusto. Cenário das aulas de educação física escolar no contexto da pandemia covid-19 no centro-oeste paulista. Humanidades & inovação, v. 8, n. 61, p. 254-270, 2021.

BASTOS, Iraneide Targino et al. Multiletramentos e suas implicações na educação contemporânea. Foco, v. 18, n. 8, p. 1-14, 2025.

BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho et al. Metodologias ativas e o protagonismo discente na produção de mídias digitais no ensino superior. #Tear, v. 12, n. 2, p. 1-20, 2023.

CAMARGO, Jacqueline Pharlan et al. Conexões virtuais: a influência das redes sociais na construção colaborativa do conhecimento. Lumen et virtus, v. 16, n. 49, p. 7593-7608, 2025.

CABRERA, Marta Guerrero. Creando futuro. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Formação do Professorado de Educação Secundária Obligatória, Bacharelado, Formação Profissional, Ensino de Línguas e Ensino Desportivo). Universidade Europea de Canarias, Islas Canarias, España, 2022.

CIPRIANO, Zukleia Pereira Cabral; BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira. A linguagem multimodal no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Delos, v. 18, n. 66, p. 1-18, 2025.

CLAEL, Sacha et al. Uso das tecnologias da informação e comunicação nas instituições de ensino superior do brasil. Arquivos brasileiros de educação física, v. 7, p. 57-67, 2024.

FERREIRA, Cítian da Silva; SANTOS, Maria Pricila Miranda dos. Educação e os recursos tecnológicos como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Revista ibero-americana de humanidades, ciências e educação, v. 11, n. 2, p. 1801-1822, 2025.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista ibero-americana de estudos em educação, v. 15, n. p. 266-288, 2020.

KOLB, David A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. [S.l]: FT Press, 2014.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; RAMOS, Daniela Osvald. A permanente mudança no ecossistema midiático: continuidades e transformações. Revista latinoamericana de ciencias de la comunicación, v. 17, n. 31, p. 1-8, 2020.

MAGNAGO, Walaci et al. Superando barreiras: a tecnologia e a realidade das escolas públicas. Revista contemporânea, [s. l.], v. 4, n. 9, p. 1-20, 2024.

MARTINS, Rodrigo da Silva; RANGEL, Ingrid Ribeiro da Gama. A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura. Revista tecnologia e sociedade, v. 18, n. 51, p. 286-300, 2022.

MELLO, George Leal Schafflor et al. Aplicación whatsapp como apoyo educativo al aprendizaje en la educación superior. Quaderns de psicologia, v. 27, n. 1, p. 1-30, 2025.

FERREIRA, Fernanda Josirene de Melo; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A autoria discente na cultura digital. Linguagens, educação e sociedade, v. 24, n. 43, p. 491-515, 2019.

MENDONÇA, Luciana. Letramento digital: construção de e-books educativos por estudantes do curso de pedagogia na modalidade de ensino a distância. Educação sem distância v. 2, n. 1, p. 1-15, 2021.

MIRANDA, Leonardo Santos et al. O uso da plataforma Canva na produção de materiais pedagógicos para alunos PAEE da educação infantil. Revista brasileira de ensino e aprendizagem, v. 10, p. 264-274, 2025.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lucia M. M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e pesquisa, v. 45, p. 1-17, 2019.

OLIVEIRA, Caroline Silva et al. Ferramentas digitais e avaliação formativa: contribuições do uso da ferramenta plickers no processo de ensino e aprendizagem. Journal of media critiques, v. 11, n. 27, p. 1-22, 2025.

OLIVEIRA, Leander et al. O design participativo e as ferramentas para a autoria de conteúdos em ambientes imersivos educacionais. Renote, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2014.

OLIVEIRA, Renata Evangelista de et al. A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. Revista da avaliação da educação superior, v. 26, n. 2, p. 377-400, 2021.

OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor; DIAS-TRINDADE, Sara. Avaliação formativa em contexto digital com tecnologias digitais interativas. Estudos em avaliação educacional, v. 33, p. 1-21, 2022.

MATOS, A. de los Ángeles Rodríguez; MARTÍNEZ, Réne Antonio Puig; ÁLVAREZ, Arasay Padrón. La praxis y el aprendizaje de los docentes en educacion superior desde la metodologia participativa. Revista electrónica formación y calidad educativa. v. 9, n. 3, p. 170-187, 2021.

SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana et al. A formação docente sua dificuldade em inserir novas tecnologias no currículo: o currículo escolar e a implementação de novas tecnologias. Foco, v. 17, n. 1, p. 1-17, 2024.

SANTOS, Josiel Gomes dos et al. Desafios da acessibilidade digital nas escolas públicas da região amazônica: barreiras tecnológicas e perspectivas de integração. Caderno pedagógico, v. 22, n. 9, p. 1-21, 2025.

SANTOS, Lucimara Freire dos et al. Web currículo e educação a distância: potencialidades e desafios no contexto tecnológico atual. Revista ibero-americana de humanidades, ciências e educação, v. 10, n. 12, p. 4105-4111, 2024.

SANTOS, Douglas Henrique Bezerra; CALIL JÚNIOR, Marcos Antônio; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Inteligência artificial na educação física: o uso do chatgpt na criação de uma calculadora de tempos para a modalidade corrida de orientação no ensino superior. Aracê, v. 7, n. 7, p. 35668-35682, 2025.

SANTOS, Douglas Henrique Bezerra; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A expansão do ensino superior à distância em alagoas: uma visão experiencial da utilização das tdic no curso de educação física licenciatura. Anais CIET: Horizonte, v. 7, n. 1, p. 1-3, 2024.

SANTOS NETO, José dos; SILVA, André Almeida. Estudo do impacto da adoção de tecnologias digitais no futebol. Recima21, v. 4, n. 3, p. 1-16, 2023.

SANTOS, Douglas Henrique Bezerra; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Web currículo no ensino fundamental II: estratégias para práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar. 8. ed. São Paulo, SP: L3 Soluções em Tecnologia Ltda, 2024.

SILVA, Marcelo Lira. Integrações desintegradas: os (des)caminhos da educação profissional e “tecnológica” no Brasil. Germinal, v. 15, n. 1, p. 449-470, 2023.

SILVA, Aline Rocha Santana da et al. O Uso do Instagram como estratégia educacional num contexto de pandemia: um relato de experiência. EaD em foco, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2021.

SILVA, Glaucimeiry Teixeira da et al. Plataformas digitais e autonomia discente: aprender em rede na educação do século XXI. Cuadernos de educación y desarrollo, v. 17, n. 4, p. 1-21, 2025.

SILVA, Mauro Sérgio; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, v. 30, n. 1, p.80-94, 2012.

SINDIQUE, Cláudio. O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, sociedade e conhecimento, v. 8, n. 2, p. 48-68, 2021.

TORRIJO, Hugo Rangel. Una mirada internacional de la construcción curricular: Por un currículo vivo, democrático y deliberativo. Revista electrónica de investigación educativa, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 1-16, 2015.

VIAN JUNIOR, Orlando; ROJO, Roxane. Letramento multimodal e ensino de línguas: a Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias. Raído, v. 14, n. 36, p. 216-232, 2020.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

A IMPLEMENTAÇÃO DO WEB CURRÍCULO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DOS JOGOS INTERNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JIEF). (2025). Corpoconsciência, 29, e20372. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20372