ENTRE DISCIPLINAS E SILÊNCIOS
A (IN)VISIBILIDADE DE GÊNERO NOS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19936Palavras-chave:
Educação Física, Gênero, Currículo, Formação DocenteResumo
Em um cenário educacional ainda marcado por desigualdades de gênero e pela invisibilidade de identidades não hegemônicas, torna-se urgente repensar os currículos formativos sob uma perspectiva crítica e inclusiva. Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Objetiva-se, assim, analisar criticamente a inserção da temática de gênero nos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado de Mato Grosso. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, fundamentado na análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Foram examinados os currículos de cinco campi pertencentes às IES públicas da região. A análise revelou fragilidades na abordagem da temática de gênero, que, quando presente, aparece de forma transversal nas disciplinas, sendo rara a existência de componentes curriculares específicos dedicados à discussão do tema. Constatou-se ainda a ausência de diretrizes mais robustas que promovam a equidade de gênero e o respeito à diversidade na formação inicial de professores. Conclui-se que há uma necessidade premente de reformulação curricular que inclua efetivamente a temática de gênero, contribuindo para a formação de docentes mais preparados para atuar em contextos escolares plurais, inclusivos e socialmente comprometidos.
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