O ENSINO DO HAPKIDO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CARAZINHO, RS

Autores

  • Rafael Carbolin rafael.202120844@unilasalle.edu.br
    Universidade La Salle
  • Leda Sallete Ferri do Nascimento leda.nascimento@unilasalle.edu.br
    Universidade La Salle
  • Patrick da Silveira Gonçalves patrickgonc@gmail.com
    Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19172


Palavras-chave:

Artes Marciais, Lutas, Inclusão, Esporte Adaptado, Esportes de Combate

Resumo

O presente estudo aborda uma experiência de ensino do Hapkido para um indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de investigar os impactos dessa prática no desenvolvimento motor, social e emocional, evidenciando como as adaptações metodológicas podem contribuir para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de pessoas no espectro autista. Utilizando um programa de ensino personalizado, focado em três pilares principais — coordenação motora, habilidades sociais e regulação emocional, foram realizadas adaptações contínuas para atender às necessidades específicas do aluno. Observações diretas e depoimentos da mãe nos mostram as melhorias significativas na comunicação, no comportamento e na qualidade de vida do praticante, além de um fortalecimento do vínculo afetivo entre aluno e professor. Os resultados reforçam a importância das práticas corporais adaptadas como intervenções eficazes para pessoas com TEA, proporcionando uma abordagem inclusiva e transformadora.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

ARAUJO, Priscila Maria Mororó; ROSADO, Adélia Carneiro da Silva. A importância do profissional de psicopedagogia na inclusão de crianças autistas na sala de aula. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 3. Anais... Campina Grande, PB: Realize Editora, 2018.

BEROHFF, Ana Maria P. Autismo: uma história de conquistas. Em aberto, v. 13, n. 60, p. 11-24, 1993.

DEL PRETTE Almir; DEL PRETTE, Zilda A. P. Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HILLIER, Ashleigh; MURPHY, Deirdra; FERRARA, Cynthia. A pilot study: shortterm reduction in salivary cortisol following low level physical exercise and relaxation among adolescents and young adults on the autism spectrum. Stress and health, v. 27, n. 5, p. 395-402, 2011.

LOURENÇO, Carla Cristina Vieira et al. Avaliação dos efeitos de programas de intervenção de atividade física em indivíduos com transtorno do espectro do autismo. Revista brasileira de educação especial, v. 21, n. 2, p. 319–328, abr. 2015.

MAGNO, Erick Ribeiro Goulart. Hapkido como ferramenta de socialização. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Muzambinho, MG, 2011.

MARTINS, Ernesto Candeias; CEIA, Helena Isabel F. Desenvolvimento emocional e compreensão social em crianças autistas (estudo de caso). In: VEIGA, Feliciano H. Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas internacionais da psicologia e educação. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2013.

MIRANDA, Gabriel. Benefícios do Taekwondo. Federação Cearense de Taekwondo, 2017. Disponível em: <https://fctkd.com.br/noticias-recentes/beneficios-do-taekwondo>. Acesso em: 12 nov. 2024.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. Inclusion of people with disabilities through fights and martial arts. Revista de artes marciales asiáticas, v. 11, n. 2, p. 70-82, 2016.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva et al. Lutas, artes marciais e esportes de combate do Brasil: análise e panorama de modalidades marciais brasileiras. Mosaico, v. 15, n. 1, ed. esp., p. 12-24, 2024.

MUNIZ, Ana Paula Mendes Duarte et al. Integrando práticas psiquiátricas no cuidado multidisciplinar do TEA. Brazilian journal of implantology and health sciences, v. 6, n. 1, p. 1358-1373, 2024.

NASCIMENTO, João Pedro Alves et al. Avanços no desenvolvimento motor e interação social de crianças com TEA: efeitos do exercício físico. Brazilian journal of implantology and health sciences, v. 6, n. 3, p. 1605-1616, 2024.

PEREIRA, Priscila Letícia Sales et al. Importância da implantação de questionários para rastreamento e diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA) na atenção primária. Brazilian journal of health review, v. 4, n. 2, p. 8364-8377, 2021.

SILVA, Micheline; MULICK, James A. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia: ciência e profissão, v. 29, n. 1, p. 116-131, 2009.

Downloads

Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

O ENSINO DO HAPKIDO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CARAZINHO, RS. (2025). Corpoconsciência, 29, e19172. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19172