O ENSINO DO HAPKIDO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CARAZINHO, RS
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19172Palavras-chave:
Artes Marciais, Lutas, Inclusão, Esporte Adaptado, Esportes de CombateResumo
O presente estudo aborda uma experiência de ensino do Hapkido para um indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de investigar os impactos dessa prática no desenvolvimento motor, social e emocional, evidenciando como as adaptações metodológicas podem contribuir para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de pessoas no espectro autista. Utilizando um programa de ensino personalizado, focado em três pilares principais — coordenação motora, habilidades sociais e regulação emocional, foram realizadas adaptações contínuas para atender às necessidades específicas do aluno. Observações diretas e depoimentos da mãe nos mostram as melhorias significativas na comunicação, no comportamento e na qualidade de vida do praticante, além de um fortalecimento do vínculo afetivo entre aluno e professor. Os resultados reforçam a importância das práticas corporais adaptadas como intervenções eficazes para pessoas com TEA, proporcionando uma abordagem inclusiva e transformadora.
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