CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

COMPREENSÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Washington Luiz Venâncio cinzanocapoeira@hotmail.com
    Universidade Federal de São Carlos
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos fabiomizuno@ufscar.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e18981


Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Capoeira, Cultura

Resumo

A capoeira possibilita a integração de diversos aspectos em sua prática. Este estudo teve como objetivo compreender os impactos de uma intervenção pedagógica com o ensino da capoeira em aulas de Educação Física, realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. A intervenção consistiu em 10 aulas ministradas no 1º semestre de 2023, envolvendo 20 estudantes de uma escola municipal de Guapiaçu-SP. A análise dos dados seguiu as etapas da Análise do Fenômeno Situado, abrangendo a leitura das notas de campo, identificação de trechos relevantes, construção de categorias analíticas e síntese das compreensões. As categorias emergentes foram: A) Concepções iniciais dos estudantes e as intervenções educativas; B) Aspectos históricos e a musicalidade da capoeira; C) Valorização da diversidade étnico-racial. Os resultados apontaram a capoeira como uma ferramenta educacional relevante, destacando a importância de abordagens pedagógicas que promovam práticas escolares voltadas à valorização da diversidade cultural e étnico-racial.

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Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: COMPREENSÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2025). Corpoconsciência, 29, e18981. https://doi.org/10.51283/rc.29.e18981

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