CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
COMPREENSÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e18981Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Capoeira, CulturaResumo
A capoeira possibilita a integração de diversos aspectos em sua prática. Este estudo teve como objetivo compreender os impactos de uma intervenção pedagógica com o ensino da capoeira em aulas de Educação Física, realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. A intervenção consistiu em 10 aulas ministradas no 1º semestre de 2023, envolvendo 20 estudantes de uma escola municipal de Guapiaçu-SP. A análise dos dados seguiu as etapas da Análise do Fenômeno Situado, abrangendo a leitura das notas de campo, identificação de trechos relevantes, construção de categorias analíticas e síntese das compreensões. As categorias emergentes foram: A) Concepções iniciais dos estudantes e as intervenções educativas; B) Aspectos históricos e a musicalidade da capoeira; C) Valorização da diversidade étnico-racial. Os resultados apontaram a capoeira como uma ferramenta educacional relevante, destacando a importância de abordagens pedagógicas que promovam práticas escolares voltadas à valorização da diversidade cultural e étnico-racial.
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