PEDAGOGIA FEMINISTA E ANTIRRACISTA

NOTAS SOBRE PRÁTICAS ESPORTIVAS EO EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE NA FAVELA

Autores

  • Mariana Cristina Borges Novais maribnovais@hotmail.com
    Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmila Mourão mouraoln@gmail.com
    Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ayra Lovisi ayralovisi@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bárbara Aparecida Bepler Pires barbarabepler@gmail.com
    Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

10.51283/rc.28.e17228

Palavras-chave:

Feminismo, Esporte, Empoderamento, Gênero

Resumo

Meninas e jovens mulheres majoritariamente negras, vivem em condições vulneráveis nas favelas, com privação de acesso a direitos, vítimas de violências e opressões interseccionadas e forjadas na matriz cisheteronormativa, capitalista, patriarcal e racista. Para prevenção e eliminaçãodas violências de gênero, o Programa Uma Vitória Leva à Outra (UVLO) - meninas empoderadas pelo esporte – visa promover o empoderamento dessa parcela da população. Este estudo qualitativo foi desenvolvido na Cidade de Deus, Rio de Janeiro, segundo os pressupostos da Antropologia por Demanda, por meio de escuta etnográfica, observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Descrevemos como o currículo do UVLO subjetiva as participantes no tocante ao empoderamento mediante uso da pedagogia feminista, antirracista e multiletrada. A escuta ativa e o encontrar as/das vozes em ambiente seguro, somadas às vivências com o esporte, as práticas corporais e outras linguagens contribuem efetivamente para o processo de empoderamento nas dimensões cognitiva, psicológica e política.

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Novais, M. C. B., Mourão, L. ., Lovisi, A., & Pires, B. A. B. (2024). PEDAGOGIA FEMINISTA E ANTIRRACISTA: NOTAS SOBRE PRÁTICAS ESPORTIVAS EO EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE NA FAVELA. Corpoconsciência, 28, e17228. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17228

Edição

Seção

Seção Temática - MULHERES E ESPORTES