ESPORTE UNIVERSITÁRIO FEMININO
MOTIVOS PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE RENDIMENTO
DOI:
10.51283/rc.28.e17203Palavras-chave:
Motivação, Esporte Universitário, Rendimento, Atletas Mulheres, Esporte FemininoResumo
O objetivo deste estudo foi investigar a correlação entre motivos para a prática esportiva e tempo de treinamento de atletas universitárias. Foram avaliadas 90 universitárias, que responderam a questionários, sociodemográfico e o Participation Motivation Questionnaire (PMQ). As atletas foram categorizadas em dois grupos a partir do tempo de treinamento autodeclarado: acima de oito anos (>8) e abaixo (<8). Os dados descritivos estão em mediana (Md)
e intervalo interquartil (25-75%), e foi aplicado o teste U de Mann-Whitney e correlação de Spearman (p<0,05). Os domínios de maior relevância, grupos (<8) e (>8) foram, respectivamente: Competição (Md= 4,50; 4,50); Competência Técnica (Md= 4,33; 4,50); Aptidão Física (Md= 4,25; 4,00). A mediana geral, nos domínios, Reconhecimento Social (Md= 2,86); Diversão (Md= 3,25); e Afiliação (Md= 3,33) apresentaram menores escores. Os principais motivos para a prática esportiva foram os associados a competição, porém, o tempo de treinamento, grupo (>8), apresentou correlação com a dimensão “reconhecimento social”.
Referências
BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide e colaboradores. Qual é o perfil motivacional característico de tenistas infanto juvenis brasileiros. Motriz, v. 18, n. 4, p. 728-734, 2012.
BARROSO, Mario Luiz C. e colaboradores. Motivos de prática de esportes coletivos universitários em Santa Catarina. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE ESPORTES, 6. Anais... Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 11.1-11.9, 2007.
BERNARDES, Andréia Gomes; YAMAJI, Bruna Hatsue Santos; GUEDES, Dartagnan Pinto. Motivos para prática de esporte em idades jovens: um estudo de revisão. Motricidade, v. 11, n. 2, p. 163-173. 2015.
CAMPOS, Lívia Tavares da Silva; VIGÁRIO, Patrícia dos Santos; LÜRDOF, Sílvia Maria Agatti. Fatores motivacionais de jovens atletas de vôlei. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 2, p. 303-317, 2011.
COSTA, Fabio Soares da; SANTOS, Andréia Mendes dos. Diferença e igualdade nas relações de gênero no esporte. Holos, ano 34, v. 5, p. 140-150, 2018.
CRESCIULO, João Henrique; SILVA, Andressa Melina Becker da. Coesão de grupo e desempenho no futebol: revisão integrativa de literatura. Psicologia argumento, v. 41, n. 113, p. 3326-3351, 2023.
DAUDER, Silvia Garcia. Las fronteras del sexo en el deporte: tecnologías, cuerpos sexuados y diferencias. Revista internacional interdisciplinar INTERthesis, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2011.
FAGUNDES, André Francisco Alcântara; PRADO, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do; FELIX, Débora Fabiana. A identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superior. Educação e pesquisa, v. 48, p. 1-26, 2022.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 115-127, 2018.
GONÇALVES, Viviane Oliveira; MARTINEZ, Juan Parra. Género y práctica de ejercicio físico de adolescentes y universitarios. Cadernos de pesquisa, v. 48, n. 170, p. 1114-1128, 2018.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpos, gêneros e sexualidades: em defesa do direito das mulheres ao esporte. Revista do centro de pesquisa e formação, n. 13, p. 99-112, 2021.
GRUBERTT, Guilherme Alves e colaboradores. “Quero ser um atleta rico e famoso”: motivos para a prática esportiva de jovens atletas escolares. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 1-14, 2019.
GUEDES, Dartgnan Pinto; SILVÉRIO NETTO, José Evaristo. Motivos para a prática de esportes em atletas e fatores associados. Revista de educação física, v. 24, n. 1, p. 21-31. 2013.
HERNANDEZ, José Augusto E.; GOMES, Maria de Moraes. Coesão grupal, ansiedade pré-competitiva e o resultado dos jogos em equipes de futsal. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 24, n. 1, p. 139-150, 2002.
KYLE, Donald G. Sport and spectacle in the ancient world. Malden, Oxford, England: Blackwell Publishing, 2007.
LIMA, Matheus Guimarães; DALPERIO, Helena Cardoso. Associações atléticas acadêmicas e a cultura do lazer universitário. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, 3. Anais... Naviraí, MS: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, p. 1-18, 2019.
MALAGUTTI, João Paulo Meleiro; ROJO, Jeferson Roberto; STAREPRAVO, Fernando Augusto. O esporte universitário brasileiro: organizações oficiais e as associações atléticas acadêmicas. Research, society and development, v. 9, n. 8, p. 1-18, 2020.
MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Movimento, v. 13, n. 3, p. 225-242, 2007.
MELLO, André da Silva e colaboradores. Educação física e esporte: reflexões e ações contemporâneas. Movimento, v. 17, n. 2, p. 175-193, 2011.
MELO, Leonardo Bernardes Silva de e colaboradores. O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). Revista brasileira de ciências do esporte, v. 44, p. 1-8, 2022.
MOURA, Diego Luz e colaboradores. Esporte, mulheres e masculinidades. Esporte e sociedade, ano 5, n. 13, p. 1-22, 2009/ 2010.
OLIVEIRA, Anna Vitoria Rodrigues Renaux de; PADOVANI, Ricardo da Costa. Mindfulness e o esporte competitivo: a importância da atenção plena para atletas de alto rendimento. Revista brasileira de psicologia do esporte, v. 8, n. 2, p. 42-51, 2018.
PELEGRINI, Andréia e colaboradores. Aptidão física relacionada à saúde de escolares brasileiros: dados do projeto esporte Brasil. Revista brasileira de medicina do esporte, v. 17, n. 2, p. 92-96, 2011.
PELLEGRINOTTI, Idico Luiz. Atividade física e esporte: a importância no contexto saúde do ser humano. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 3, n. 1, p. 22-28, 1998.
RUBIO, Katia; VELOSO, Rafael Campos. As mulheres no esporte brasileiro: entre os campos de enfrentamento e a jornada heroica. Revista USP, n. 122, p. 49-62, 2019.
SILVA, André Luiz dos Santos; NAZÁRIO, Patrícia Andrioli. Mulheres atletas de futsal: estratégias de resistência e permanência no esporte. Revista estudos feministas, v. 26, n. 1, p. 1-15, 2018.
SILVA, Enoly Cristine Frazão e colaboradores. Narrativas sobre competição esportiva: reflexões e perspectivas. Pensar a prática, v. 26, p. 1-32, 2023.
VIEIRA, Lenamar Fiorese e colaboradores. Associação entre motivação e coesão de grupo no futebol profissional: o relacionamento treinador-atleta é um fator determinante? Revista de psicología del deporte, v. 27, n. 4, p. 51-57, 2018.
VIGNADELLI, Lidyane Zambrin e colaboradores. Motives for sports practice in young soccer and volleyball athletes. Revista brasileira de cineantropometria & desempenho humano, v. 20, n. 6, p. 585-597, 2018.
VINAGRE, Miguel Ángel Durán. Regulación motivacional y motivos de práctica deportiva en jóvenes universitarios. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, v. 17, n. 3, p. 107-113, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).