BASES EPISTEMOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO ESPORTE

UM ESTUDO COM PROFESSORES DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Gabriel Barros da Cunha gabrielcunha@ifsul.edu.br
    Instiituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • Gabriel Gustavo Bergmann gabrielgbergmann@gmail.com
    Universidade Federal de Pelotas

DOI:

10.51283/rc.28.e16737

Palavras-chave:

Ensino do Esporte, Epistemologia, Formação, Escola

Resumo

Este estudo buscou identificar as preferências epistemológicas, metodológicas, de organização de conteúdo e de controle da aula dos professores para o ensino do esporte na escola. Também foi verificada a associação entre os métodos de ensino do esporte (MEE) e as bases epistemológicas (BE). Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva e analítica, com delineamento transversal. Cinquenta professores das redes pública e privada da cidade de Pelotas-RS participaram do estudo respondendo um questionário. Os professores apresentaram forte BE interacionista (72%), sensível preferência pelos MEE emergentes (52%) e preferem dividir o controle da aula com os alunos (74%). O esporte deve ser ensinado a partir da técnica para 1/3 dos professores.  Os docentes com preferência nos MEE tradicionais tendem a apresentar forte BE empirista, tendência oposta à dos docentes que utilizam os MEE emergentes (p=0,009). O alinhamento didático-pedagógico do conteúdo esportivo carece de maior atenção em futuras capacitações docentes.

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Cunha, G. B. da, & Bergmann, G. G. (2024). BASES EPISTEMOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO ESPORTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO SUL DO BRASIL. Corpoconsciência, 28, e16737. https://doi.org/10.51283/rc.28.e16737

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