FUTEBOL, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE NO PROCESSO CIVILIZATÓRIO

A TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRAXIS

Autores

  • Claudinei Chelles claudineichelles@yahoo.com.br
    Universidade do Minho

DOI:

10.51283/rc.27.e16614

Palavras-chave:

Jogo, Futebol, Educação, Psicanálise, Transdisciplinaridade

Resumo

Essa investigação analisou uma proposta de planejamento pedagógico partindo da suposição que o saber procedente da abordagem transdisciplinar - dentre elas a psicanalítica e suas interfaces com a educação, a percepção do significado do futebol e do processo civilizatório - pode ser impactante em seus intentos nos diferentes contextos educacionais e socioculturais. Deste modo, a investigação teve como objetivo sugerir e refletir sobre alguns referenciais para a formação continuada e a ação do bom professortreinador, ampliando-se a abrangência da compreensão do alunoatleta na situação do jogo de futebol. O “processo formativo esportivo”, nomeadamente para esta investigação, se configurou quanto ao domínio que pesquisou e analisou a ação pedagógica no treinamento da modalidade, propondo a utilização do jogo enquanto dispositivo sublimatório e didático essencial no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, abrangeu-se a intervenção do professortreinador e sua relação (contra) transferencial com o alunoatleta, nos procedimentos de transmissão e aquisição dos saberes. Assim sendo, concluiu-se e sugeriu-se que esta proposta fosse ajustada à menção da transdisciplinaridade, caracterizando o profissional na categoria de um “bom professortreinador” que seja, incessantemente, implicado por uma reflexão sobre sua ação: a práxis.

Referências

AZEVEDO, Edson Souza; PEREIRA, Beatriz Oliveira; SÁ, Cesar Augusto. Percepções docentes na atuação pedagógica. In: PEREIRA, Beatriz Oliveira; SILVA, Alberto Nidio; CARVALHO, Graça. (Orgs.). Atividade física, saúde e lazer. Braga, Portugal: Sereer Soluções Editoriais, (s/d).

BAREMBLITT, Gregório. Cinco lições sobre transferência. São Paulo: Hucitec, 1996.

BASTOS, Flávio Correia Pinto. O desejo de aprender: uma visão psicanalítica da educação. Trilhas, v. 4, n. 1, p. 95-104, 2004.

CHELLES, Claudinei. Psicanálise e futebol: o jogo como situação sublimatória e (contra) transferencial no processo formativo. 2016. 142f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2016.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa, Portugal: Difel, 1992.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Original de [1911-1913], [1913-1914] e [1930]. Volumes XII, XIII e XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FROST, Robert. Physical education, foundations, practices and principles. Massachusetts, USA: Addison-Wesley Publishing Company, 1974.

GASPARIN, João Luis. Comênio a emergência da modernidade em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Piracicaba, SP: Unimep, 1999.

KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1992.

MATVEEV, Lev Pavilovch. Treino desportivo: metodologia e planejamento. São Paulo: Phorte Editora, 1997.

MAURANO, Denise. Para que serve a psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

MEDINA, João Paulo Subirá. Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1993.

MINERBO, Marion. Transferência e contratransferência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

MOTTA, Joaquim Zailton Bueno. Gol, guerra e gozo: o prazer pode golear a violência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

PEREIRA, Ema. Formação de professores: uma ênfase cultural. Campinas: SP: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior da Universidade de Campinas, 2019.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SCHON, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

SLAVUTZKY, Abrão. Transferências. São Paulo: Escuta,1991.

VASCONCELOS, Maria Lucia; BRITO, Regina Helena Pires. Conceitos de educação em Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Chelles, C. (2023). FUTEBOL, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE NO PROCESSO CIVILIZATÓRIO: A TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRAXIS . Corpoconsciência, 27, e16614. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16614

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL