FUTEBOL, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE NO PROCESSO CIVILIZATÓRIO
A TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRAXIS
DOI:
10.51283/rc.27.e16614Palavras-chave:
Jogo, Futebol, Educação, Psicanálise, TransdisciplinaridadeResumo
Essa investigação analisou uma proposta de planejamento pedagógico partindo da suposição que o saber procedente da abordagem transdisciplinar - dentre elas a psicanalítica e suas interfaces com a educação, a percepção do significado do futebol e do processo civilizatório - pode ser impactante em seus intentos nos diferentes contextos educacionais e socioculturais. Deste modo, a investigação teve como objetivo sugerir e refletir sobre alguns referenciais para a formação continuada e a ação do bom professortreinador, ampliando-se a abrangência da compreensão do alunoatleta na situação do jogo de futebol. O “processo formativo esportivo”, nomeadamente para esta investigação, se configurou quanto ao domínio que pesquisou e analisou a ação pedagógica no treinamento da modalidade, propondo a utilização do jogo enquanto dispositivo sublimatório e didático essencial no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, abrangeu-se a intervenção do professortreinador e sua relação (contra) transferencial com o alunoatleta, nos procedimentos de transmissão e aquisição dos saberes. Assim sendo, concluiu-se e sugeriu-se que esta proposta fosse ajustada à menção da transdisciplinaridade, caracterizando o profissional na categoria de um “bom professortreinador” que seja, incessantemente, implicado por uma reflexão sobre sua ação: a práxis.
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