PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO MARANHÃO SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Sthefânia dos Santos Brasil brasilsthefania@gmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão
  • Regina Célia Vilanova-Campelo rvilanovacampelo@gmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

10.51283/rc.27.e16104

Palavras-chave:

Covid- 19, Educação Física, Desafios, Ensino

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela crise sanitária decorrente da Covid-19, provocando mudanças em distintos setores, dentre eles, o educacional. O estudo teve como objetivo analisar a percepção de docentes do Maranhão sobre o ensino da educação física durante e após a pandemia da Covid-19. Pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, realizada com 8 professores de Educação Física, por meio de questionário misto. Os participantes relataram desafios como a falta de participação dos alunos nas aulas e indisponibilidade de acesso à internet entre os discentes; como pontos positivos melhoramento com relação a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, comodidade por estar em casa, e trabalhar com temáticas que antes no ensino presencial não era possível. Conclui-se, que durante a pandemia, a necessidade de ensino remoto evidenciou dificuldades que foram enfrentadas por docentes e discentes para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Brasil, S. dos S., & Vilanova-Campelo, R. C. (2023). PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO MARANHÃO SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE E PÓS-PANDEMIA DA COVID-19. Corpoconsciência, 27, e16104. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16104