PROPOSTA PEDAGÓGICA DE DANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
10.51283/rc.v26i3.13475Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Pandemia, Dança, Ensino RemotoResumo
O objetivo deste trabalho é identificar aspectos a serem considerados pelo professor para uma proposta de dança online mais coerente à realidade de alunos em tempos de isolamento social e compreender as condições que permitem ou limitam o desenvolvimento e a realização de aulas de dança online na perspectiva do professor. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, o qual dialoga sobre uma experiência que atravessa um processo pessoal e reflexivo oriundo da situação de distanciamento físico. Desenvolveu-se através de recursos tecnológicos, do movimento e envolvimento de pessoas. A partir deste foi possível identificar que tecnologias vem auxiliando e intermediando muitas atividades, sendo o professor desafiado a buscar criatividade como ponto de ligação. Este trabalho demonstra a extrema valia de entender a evolução da comunicação e as ferramentas disponíveis atualmente para que se possa escolher as melhores plataformas e recursos a serem utilizados no desenvolvimento de práticas pedagógicas.
Referências
BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; BORGES, Patrícia Spinasse. Sobre risco e experiência no isolamento social. Revista políticas públicas & cidades, v. especial, p. 1-5, abr./ dez., 2020.
CARVALHO, Thainá Maria Silva; PRONSATO, Laura. Interações entre dança e tecnologia: um estudo prático-teórico sobre a dança mediada por dispositivos tecnológicos. Palíndromo, v. 12, n. 26, p. 110-124, 2020.
DA SILVA, Marcia Alves Soares; MARCÍLIO, Bruna Maria Siquinelli. A casa e o habitar: experiências emocionais do isolamento social. Revista de arquitetura e urbanismo, v. 1, n. 10, p. 247-261, 2020.
DO ROCIO WOSNIAK, Cristiane; MOTTA, Everson Luiz Oliveira. Reflexões sobre a dança e a educação a distância: uma perspectiva inclusiva na cultura digital. Revista educação, artes e inclusão, v. 16, n. 2, p. 142-167, 2020.
GUIMARÃES, Juliana Regina; BIANCHINI, Heloise Mariano. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 55-60, 2020.
LECH, Marilise Brockstedt (Org.). Educação pelo movimento na infância: reflexões e ações humanizadoras. Passo Fundo, RS: Méritos, 2015.
LOUSADA, Kath Pacheco B.; TÖPKE, Denise Rugani; SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Passinho, dança midiatizada: performance, publicidade e produção de sentidos. Conexão -comunicação e cultura, v. 16, n. 32, p. 157-172, 2018.
NOGUEIRA, Carlos José e colaboradores. Recomendações para a prática de exercício físico em face do covid-19: uma revisão integrativa. Revista brasileira de fisiologia do exercício, v. 20, n. 1, p. 101-124, 2020.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. OuvirOUver, v. 11, n. 1, p. 88-98, 2015.
RAMOS, Gabriel. Cartografia dos corpos e espaços em confinamento. Revista políticas públicas & cidades, v. especial, p. 1-4, abr./ dez., 2020.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHUCHMANN, Alexandra Zanella e colaboradores. Isolamento social vertical X isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de covid-19. Brazilian journal of health review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Corpoconsciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).