POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO/EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
PARA PENSAR A POLÍTICA DE ESTADO E O ESTADO DAS POLÍTICAS
DOI:
10.51283/rc.v25i3.13182Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação Física, Esporte, Lazer, SaúdeResumo
Este texto tem o objetivo de contextualizar a sessão temática “Políticas públicas de educação/educação física, esporte, lazer e saúde”. A sessão temática é uma parceria entre o Grupo de Trabalho da Temática de políticas públicas do Colégio Brasileiro de Ciência de Esporte e a Revista Corpoconsciência. Foram aprovados para publicação 8 diferentes produções de diversas regiões do país. As reflexões têm como ponto de partida a busca para que as políticas públicas de educação/educação física, esporte, lazer e saúde sejam fortalecidas e materializadas como direitos sociais.
Referências
AMARAL, Silvia Cristina Franco; PEREIRA, Ana Paula Cunha. Reflexões sobre a produção em políticas públicas de Educação Física, esporte e lazer. Revista brasileira de ciências do esporte. v. 31, n. 1, p. 41-56, 2009.
CBCE. GTT 12 – Políticas Públicas. Disponível em: <http://cbce.org.br/gtt/gtt12-politicaspublicas>. Acesso em: 04 nov. 2021.
DAMASCENO, Luciano Galvão. 30 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: educação física e a construção de uma hegemonia. 2011. 330f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011.
HÚNGARO, Edson Marcelo e colaboradores. Balanço inicial da produção do GTT de políticas públicas do CBCE (1997-2005): avanços, ausências e perspectivas. In: HÚNGARO, Edson Marcelo; SOUZA, Wilson Luiz Lino de (Orgs.). Cultura, educação, lazer e esporte: fundamentos, balanços e anotações críticas. Santo André, SP: Alpharrabio, 2009.
STAREPRAVO, Fernando Augusto. Políticas públicas de esporte e lazer: aproximações, intersecções, rupturas, e distanciamentos entre os subcampos político/burocrático e científico/ acadêmico. 2011. 422f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).