CONGRESSO EM ESPORTES DE RAQUETE

Autores

  • Taisa Belli

DOI:

10.51283/rc.v25i2.12808

Resumo

APRESENTAÇÃO

 

Em 2017 nasce o Simpósio em Esportes de Raquete, idealizado e organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER) da Faculdade de Ciências Aplicadas – Universidade Estadual de Campinas (FCA-UNICAMP), sendo promovido anualmente.

Na edição de 2019, os organizadores do Simpósio convidaram pesquisadores brasileiros com atuação e produção sólida junto aos Esportes de Raquetes para uma reunião, a fim de planejar uma ampliação futura do evento.

Esta reunião marcou o pontapé inicial para realização do Congresso em Esportes de Raquete, tendo o GRIPER-FCA-UNICAMP e a Faculdade de Educação Física - UNICAMP como instituições organizadoras do evento e reunindo mais 13 instituições apoiadoras, a saber: a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI-UNIVASF), a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID-UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a Federação Paranaense de Tênis (FPT), a Federação Paulista de Tênis (FPT), a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), a Escola Superior de Educação Física (ESEF-Jundiaí), a Special Olympics, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), o Badminton em Rede, a Universidade Feevale e a Federação Paulista de Squash (FPS).

O Congresso foi inicialmente planejado para ocorrer de maneira presencial entre os dias 19 e 20 de setembro de 2020. Entretanto, dada pandemia da COVID-19, a data foi prorrogada para 10 e 11 de abril de 2021, com o evento ocorrendo de maneira online. O evento reuniu mais de 30 convidados nacionais e internacionais como palestrantes e mediadores e alcançou mais de 1.000 inscrições, com apresentação de mais de 30 trabalhos (científicos e relatos de experiência) em formato de pôster ou tema livre.

Desejamos que o Congresso se estabeleça como um ambiente frutífero para o desenvolvimento de pesquisas científicas cada vez mais aplicadas, que alcance cada vez mais aqueles que estão diariamente junto às mesas e quadras de cada modalidade de raquete e forneça um dos pilares para sua atuação profissional.

Referências

.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Belli, T. (2021). CONGRESSO EM ESPORTES DE RAQUETE. Corpoconsciência, 25(2). https://doi.org/10.51283/rc.v25i2.12808