PRESENTE E FUTURO DA PESQUISA E DA PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES ESPORTIVOS
UMA CONVERSA COM O PROFESSOR PIERRE TRUDEL
DOI:
10.51283/rc.v25i1.11442Palavras-chave:
coaching esportivo, educação de treinadores, aprendizagem de treinadores, aprendizagem no local de trabalhoResumo
A área de desenvolvimento de treinadores esportivos mudou consideravelmente nas últimas décadas, e tudo indica que, em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA), muitas outras mudanças ocorrerão. Muito provavelmente, será necessário encontrar maneiras de harmonizar a aprendizagem no trabalho com os programas formais de preparação de treinadores, dos quais derivam as certificações. Em uma tentativa de analisar o presente e direcionar algumas perspectivas para o futuro da pesquisa e da prática no desenvolvimento de treinadores esportivos, este artigo apresenta o resumo de uma série de conversas com um dos principais investigadores internacionais, que influenciou fortemente a área de desenvolvimento de treinadores ao longo dos últimos 30 anos, o Professor Pierre Trudel.
Referências
TRUDEL, Pierre; MILISTETD, Michel; CULVER, Diane. What the empirical studies on sports coach education programs in higher education have to reveal: a review. International sport coaching journal, v. 7, n. 1, p. 61-73, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).