PRESENTE E FUTURO DA PESQUISA E DA PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES ESPORTIVOS

UMA CONVERSA COM O PROFESSOR PIERRE TRUDEL

Autores

  • Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.51283/rc.v25i1.11442

Palavras-chave:

coaching esportivo, educação de treinadores, aprendizagem de treinadores, aprendizagem no local de trabalho

Resumo

A área de desenvolvimento de treinadores esportivos mudou consideravelmente nas últimas décadas, e tudo indica que, em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA), muitas outras mudanças ocorrerão. Muito provavelmente, será necessário encontrar maneiras de harmonizar a aprendizagem no trabalho com os programas formais de preparação de treinadores, dos quais derivam as certificações. Em uma tentativa de analisar o presente e direcionar algumas perspectivas para o futuro da pesquisa e da prática no desenvolvimento de treinadores esportivos, este artigo apresenta o resumo de uma série de conversas com um dos principais investigadores internacionais, que influenciou fortemente a área de desenvolvimento de treinadores ao longo dos últimos 30 anos, o Professor Pierre Trudel.

Referências

TRUDEL, Pierre; MILISTETD, Michel; CULVER, Diane. What the empirical studies on sports coach education programs in higher education have to reveal: a review. International sport coaching journal, v. 7, n. 1, p. 61-73, 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Milistetd, M. (2021). PRESENTE E FUTURO DA PESQUISA E DA PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES ESPORTIVOS: UMA CONVERSA COM O PROFESSOR PIERRE TRUDEL. Corpoconsciência, 25(1), 218-230. https://doi.org/10.51283/rc.v25i1.11442