DIRETRIZES METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: O OLHAR DO PESQUISADOR INICIANTE - Methodological guidelines in the dialogic analysis of discourse: the beginner researcher’s look

Autores

  • Tânia Barroso Ruiz taniaruiz064@gmail.com
    UFSC

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin. Metodologia de pesquisa. Formação docente. Bakhtin Circle. Research Methodology. Teacher training.

Resumo

Este artigo discorre sobre as diretrizes metodológicas na Análise Dialógica do Discurso a partir dos escritos do Círculo de Bakhtin e de seus interlocutores contemporâneos da Linguística Aplicada. A questão investigada se refere aos conceitos fundamentais para a formação teórico-metodológica do pesquisador iniciante de questões de linguagem em uso. Para tanto, proponho uma trajetória que se inicia com os estudos do Círculo de Bakhtin referentes à concepção dialógica de linguagem, dialogismo, relações dialógicas, enunciado e ideologia. Na sequência, revisito as obras do Círculo e de seus interlocutores contemporâneos que sugerem diretrizes metodológicas para o estudo da língua enquanto discurso. 

 

The paper discusses on methodological guidelines in the Dialogic Analysis of Discourse from the writing of the Bakhtin Circle and your partners of Applied Linguistics. The investigated question refers to the fundamental concepts for the theoretical-methodological formation on the novice researcher of language issues in use. For that all propose a trajectory that begins with the studies of the Bakhtin Circle referring to the dialogic conception of the language, dialogism, dialogical relations, enunciation and ideology. In sequence I revisit the works of the Circle and your contemporary interlocutors that sugest methodological guidelines to study the language while discourse.

Biografia do Autor

Tânia Barroso Ruiz, UFSC

Professora de ensino superior e doutoranda em LA

na UFSC.

Referências

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Publicado

2017-07-29

Como Citar

Ruiz, T. B. (2017). DIRETRIZES METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: O OLHAR DO PESQUISADOR INICIANTE - Methodological guidelines in the dialogic analysis of discourse: the beginner researcher’s look. Revista Diálogos, 5(1), 39–59. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5119

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