Gênero e Raça: intersecções, movimentos sociais e o enfrentamento à violência
DOI:
https://doi.org/10.31560/2595-3206.2018.3.9170Resumo
O objetivo deste artigo é estabelecer uma relação entre o conceito de gênero enquanto categoria de análise com o corpus teórico do que delimitamos como feminismo negro. Para tal é necessário expor os limites e possibilidades do gênero como categoria segundo Joan Scott, assim como apresentar autoras que observaram as necessidades do feminismo interseccionar-se com o debate sobre as questões da raça. É no bojo deste debate que verificamos as ações de enfrentamento à violência promovidas pelos movimentos sociais organizados, a saber e em especial a Marcha das Mulheres Negras. O fluxo de nossa análise se guia por três momentos distintos: compreender de modo genealógico o gênero como categoria de análise; os debates sobre identidade e negritude a partir de leituras feministas e o relato crítico do movimento de formação da Marcha de Mulheres Negras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelas pessoas autoras, na qualidade de titulares do direito de autoria do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, as pessoas autoras, ao procederem à submissão do(s) artigo(s) à Revista e, por conseguinte, à cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remuneradas pela publicação de seu manuscrito no periódico, independentemente da seção.
A Revista encontra-se licenciada sob a Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
No ato da submissão de seus artigos à REBEH, as pessoas autoras automaticamente aceitam e concordam expressamente com os termos da licença, que se aplica a todos os manuscritos publicados por esta Revista.

