Gênero, Família e Literatura Infantil: Homoafetividade em "O menino que brincava de ser", de Georgina da Costa Martins

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2019.8.10158

Resumo

Este artigo pretende responder à questão: como está posta a relação triádica entre gênero, família e preconceito na obra “O Menino que brincava de ser”, de Georgina da Costa Martins. O foco está em reconhecer na literatura em questão as passagens discursivas que nos permitam analisar: a) o tema da diversidade sexual na obra; b) - as configurações discursivas que revelam as instâncias da família e da sociedade em relação à diversidade sexual; c) -  desvendamento das manifestações do preconceito e da identidade sexual, revelando como a obra aborda essas questões. A finalidade da pesquisa é pensar um caminho para refletir a respeito da inserção das discussões de gênero e sexualidade na escola por meio da literatura-infanto juvenil. Dois conjuntos de teóricos serão trazidos para embasar as discussões: 1 - as questões de gênero e sexualidade serão pensadas desde os teóricos da teoria queer; 2 - a expansão das discussões sobre a sexualidade serão realizadas em consonância com proposições mais contemporâneas dos escritos sobre identidade na perspectiva dos Estudos Culturais. Resultou desta pesquisa o fato de que temas como o abordado aqui não encontra eco em muitas instâncias acadêmicas e por este motivo deve ser exposto mais vezes para que alcance patamares maiores de pesquisa e relevância social.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Oliveira, M. G. de. (2020). Gênero, Família e Literatura Infantil: Homoafetividade em "O menino que brincava de ser", de Georgina da Costa Martins. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 2(8). https://doi.org/10.31560/2595-3206.2019.8.10158

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre