Aplicação de Ensaios Não Destrutivos de Concreto Para Avaliação Estrutural da Fundação de Torre de Linha de Transmissão

Autores

  • Marcos de Oliveira Valin Jr marcos.valin@cba.ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá http://orcid.org/0000-0003-2961-2011 http://www.mvalin.com.br/
  • Eder Souza de Almeida eder.almeida@cba.ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá
  • Pablo Passos da Silva passsos.pablo@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá
  • Raquel dos Santos Santiago raquelssant15@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá

DOI:

10.18607/ES201765462

Palavras-chave:

Ensaios não destrutivos, Linhas de Transmissão, Esclerometria, Ultrassom.

Resumo

Construída para transportar energia elétrica, as linhas de transmissão são imprescindíveis para ligar as usinas aos consumidores. O estudo do caso deste trabalho trata-se da investigação com aplicação de ensaios não destrutivos na fundação de uma torre de uma linha de transmissão (LT) ligando as Subestações dos munícipios de Paranatinga-MT à Ribeirãozinho-MT. A torre da LT, objeto de estudo, tem 43,50 metros de altura em estrutura metálica e sua fundação é do tipo sapata, apoiada em solo-cimento, a qual apresentou fissuras cerca de 6 meses após o fim da sua construção. Para identificar as causas foram realizados os ensaios não destrutivos de detecção de barras, velocidade de propagação de onda ultrassônica e de dureza superficial. O ensaio realizado de detecção de armaduras comprovou que a área se rompeu devido ao posicionamento incorreto dos estribos, sendo que o restante do bloco da fundação não apresentou nenhuma patologia. Pelo ensaio de ultrassom ficou comprovado que que não houve a ocorrência de fissuras no interior do bloco. Já pelo ensaio de esclerometria chegou-se à conclusão de que os valores de resistência da peça estrutural apresentavam resistência média de 50 MPa, compatíveis com os valores dos ensaios em corpos-de-prova realizados pela empresa na época da concretagem.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos de Oliveira Valin Jr, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá

É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Octayde Jorge da Silva, Cuiabá.

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Controle do Obras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Especialização em MBA Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (IPOG) e Mestre em Física Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Física Ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Eder Souza de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá

É Coordenador de Laboratórios da Construção Civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Octayde Jorge da Silva, Cuiabá.

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Controle do Obras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Pablo Passos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá

Graduando no Curso Superior de Tecnologia em Controle do Obras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Raquel dos Santos Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá

Graduanda no Curso Superior de Tecnologia em Controle do Obras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7584 - Concreto endurecido — Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão — Método de ensaio. Rio de Janeiro, 2012.

_____. NBR 8802 - Dureza do concreto pela determinação da velocidade de propagação de onda ultrassônica. Rio de Janeiro, 2013.

CARVALHO, Emanuella de Araújo et al. Utilização de Ensaios Não Destrutivos, Ultrassom e Pacômetro, como Métodos de Verificação da Resistência e Qualidade do Concreto em um Edifício em Aracaju – Sergipe. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, [S.l.], v. 2, n. 3, aug. 2017.

CHIQUITO, A. N.. Uso de aditivo plastificante para o concreto aplicado com mais de 150 minutos. Trabalho de Conclusão de Curso de Controle de Obras. Departamento da Área de Construção Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2014.

Empresa responsável pela obra. Relatórios técnicos. 2016.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M.. Concreto. Microestrutura, Propriedades e Materiais. São Paulo: IBRACON, 2008.

NEVILLE, A. M.; BROOKS, J.J.. Tecnologia do Concreto. 2. ed. – Porto Alegre: Brookman, 2013.

PROCEQ. Profometer 5+ - Modelo S / Scanlog (Sistema de Detecção de Barra de Reforço). SUÍÇA, 2007.

_____. Pundit Lab – Instruções Operacionais (Pundit Lab / Instrumento Ultrassônico), SUÍÇA, 2011 A.

_____. Silver Schmidt - Instruções Operacionais (Silver Schmidt e Hammerlink). SUÍÇA, 2011 B.

_____. Portable non-destructive testing equipment (NDT). 2016. Disponível em: < https://www.proceq.com/products/>. Acesso em 07/08/2016.

RINCÓN, O. T.; CARRUYO, C. A.; HELENE, P.; DÍAZ, I. Manual de inspeccion, evaluacion y diagnostico de corrosion em estruturas de hormigon armado. DURAR: Red Temática XV. B Durabilidad de la Armadura – Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnologia para el desarrollo, 1998.

ROSA, M. Linha de transmissão: critérios de projetos e definição do tipo de fundação. Trabalho de Conclusão de Engenharia Civil. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, 2009.

SILVA, R. S. C.; VALIN JR, M. O.. Avaliação do controle tecnológico de fundações rasas do tipo radier com a utilização do ensaio de Dureza Superficial. In: 55º Congresso Brasileiro do Concreto, 2013, Gramado. Fórum Nacional de Debates sobre a Tecnologia do Concreto e seus Sistemas Construtivos, 2013.

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Valin Jr, M. de O., Almeida, E. S. de, Silva, P. P. da, & Santiago, R. dos S. (2017). Aplicação de Ensaios Não Destrutivos de Concreto Para Avaliação Estrutural da Fundação de Torre de Linha de Transmissão. E&Amp;S Engineering and Science, 6(2), 46–59. https://doi.org/10.18607/ES201765462