Calibração de Termohigrometro para Utilização em Pesquisas Microclimáticas

Autores

  • Debora Aparecida Souza Guedes engciencia@gmail.com
  • Vera Cristina de Area Leão Borges engciencia@gmail.com

DOI:

10.18607/ES201764753

Resumo

Com o avanço das pesquisas ambientais e os estudos dos comportamentos climáticos, cada vez mais são requeridos dados climatológicos com alto grau de precisão, porém os custos com hardware e software nem sempre são satisfatórios. Os principais dados para pesquisas ambientais são as medidas de temperatura e umidade relativa, necessitando de sensores de alta acurácia. O Termo-higrômetro é um instrumento de medição das temperaturas interna e externa e da umidade relativa. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar a calibração de sensor termo-higrômetro para medir as variáveis em ambientes externos. A calibração do sensor foi realizada com equipamento similar certificado, denominado de Referência. Como resultado obteve-se um coeficiente de Correlação para temperatura R² = 0,9997 entre os dados do sensor calibrado e o de Referência, e Coeficiente de Correlação para umidade R² = 0,9995. A concordância obtida foi igual a 1, concordância perfeita.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

Butera, F.M. Architettura e ambiente: manuale per ilcontrollo della qualitàtermica, luminosa e acústica de gliedifici. Milano: Etaslibri, 1995.

CALLEJAS, I. J. A. CONTRIBUIÇÃO AO processo de calibração de sensor de temperatura do tipo termistor com auxílio da plataforma arduíno. 2º Encontro em Engenharia de Edificações e Ambiental, 2014

JENSEN, J.R. Sensoriamento remoto do ambiente: uma perspectiva em recursos terrestres. São José dos Campos: Parêntese, 2009. 604p.

NEVES, GAR et al. Desenvolvimento e Calibração de um Termohigrômetro para uso em Pesquisas de Micrometeorologia, Agrometeorologia e Climatológica. Revista Brasileira de Geografia Física V. 08 N. 01 (2015) p. 136-143.

SILVA, J.G. Monitoramento e Controle de Umidade e Temperatura em Secadores de Massa Alimentícias. 67f. Dissertação (Mestrado, Análise e Controle de Processos Químicos) Escola de Engenharia Mauá, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul SP, 2009.

Downloads

Publicado

2017-04-01

Como Citar

Guedes, D. A. S., & Borges, V. C. de A. L. (2017). Calibração de Termohigrometro para Utilização em Pesquisas Microclimáticas. E&Amp;S Engineering and Science, 6(1), 67–73. https://doi.org/10.18607/ES201764753