Avaliação Física e Operacional dos Terminais Rodoviários de Passageiros com Base no MITERP e NBR 9050 – Estudo de Caso: Troncal Sul de Mato Grosso

Autores

  • Frank Lennox Oliveira Queiroz frankqueiroz16@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sergio Luiz Moraes Magalhães serjao@ufmt.br
    Engenharia Civil - FAET/UFMT

DOI:

10.18607/ES201653375

Palavras-chave:

Terminais rodoviários, avaliação, MITERP.

Resumo

O transporte rodoviário é o mais importante do Brasil no que concerne ao transporte de passageiros. Sua capilaridade faz com que os pontos mais longínquos deste país sejam atingidos. Devido a sua importância e crescente demanda, é necessário verificar se os serviços e a infraestrutura estão de acordo com as normas vigentes. Este trabalho objetiva analisar as condições operacionais e físicas dos terminais rodoviários do troncal sul de Mato Grosso. Para isso, a metodologia de pesquisa se baseou na pesquisa de campo, para descrever aspectos fundamentais a um terminal, e a pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos ressaltaram uma necessidade de adequação dos terminais principalmente no que toca à acessibilidade, item que pesou muito na má avaliação das edificações. Percebeu-se, também, a necessidade de estudos voltados à atualização do MITERP, bem como estudos específicos ao projeto arquitetônico e acessibilidade nos terminais rodoviários de Mato Grosso.

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Biografia do Autor

Frank Lennox Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando em Engenharia Civil

Sergio Luiz Moraes Magalhães, Engenharia Civil - FAET/UFMT

Professor doutor, Departamento de Engenharia Civil – FAET/UFMT

Referências

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Oliveira Queiroz, F. L., & Moraes Magalhães, S. L. (2016). Avaliação Física e Operacional dos Terminais Rodoviários de Passageiros com Base no MITERP e NBR 9050 – Estudo de Caso: Troncal Sul de Mato Grosso. E&Amp;S Engineering and Science, 5(1), 49–57. https://doi.org/10.18607/ES201653375