Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT

Autores

  • Suely Dulce de CASTILHO castilho.suely@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciano da Silva PEREIRA luciano.educmt@gmail.com
    SEDUC-MT

DOI:

10.29286/rep.v27i65/2.6885

Palavras-chave:

Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida

Resumo

professora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.

Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida.

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Biografia do Autor

Suely Dulce de CASTILHO, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola - GEPEQ, Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá/MT – CEP: 78.060-900. Tel.: (65) 3615-8267. Email: .

Luciano da Silva PEREIRA, SEDUC-MT

Mestre em Educação em Movimentos Sociais, Política e Educação Popular pela Universidade Federal de
Mato Grosso. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola - GEPEQ, professor
na Escola Estadual Profº. Benedito de Carvalho, rua Acre, CPA 2 – Cuiabá/MT CEP: 78055-518 – Tel.:
(65) 3641-6899.Email: <luciano.educmt@gmail.com> .

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

CASTILHO, S. D. de; PEREIRA, L. da S. Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/2, p. 591–611, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/2.6885. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885. Acesso em: 24 nov. 2024.