Visão de professores de escolas de Cuiabá/MT e Campo Verde/MT sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Cilene Maria Lima Antunes MACIEL cilene.maciel@kroton.com.br
    Universidade de Cuiabá – UNIC.
  • Gilvania Conceição NASCIMENTO gilconasci@yahoo.com.br
    Docente do Departamento de Ciências da Educação – legislação e Políticas Públicas Grupo de Estudos - CEPECH. União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME
  • Cleonice Terezinha FERNANDES cleo_terezinha@hotmail.com
    Professora nos cursos de Pedagogia, Educação Física e Biologia e do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – UNIC.
  • Samira Fayez KFOURI samira.kfouri@unopar.br
    Universidade Norte de Paraná – UNOPAR

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5506

Palavras-chave:

Currículo. Ensino. Avaliação. Educação Básica.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) parametriza o que deve ser orientado na escola, portanto é um documento de suma importância. Este estudo teve como objetivo diagnosticar a compreensão e o envolvimento de 201 participantes de 29 escolas da rede pública e particular de Cuiabá/MT e Campo Verde/MT quanto à BNCC e o ensino atual, por meio de questioná- rio semiaberto, tratando-se de uma pesquisa do tipo exploratório qualitativa. Os pressupostos teóricos se assentam sobre estudos de Currículo e Avaliação de desempenho. Conclui-se que poucos participantes da presente pesquisa demonstraram conhecer o documento e tampouco ter contribuído para sua elaboração.

Palavras-chave: Currículo. Ensino. Avaliação. Educação Básica.

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Biografia do Autor

Cilene Maria Lima Antunes MACIEL, Universidade de Cuiabá – UNIC.

Doutora pela Universidade Autônoma de Barcelona – título validado pela Universidade Federal da Bahia. Professora nos cursos de Pedagogia e Educação Física. Coordenadora do curso de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – UNIC. Grupo de pesquisa- GEPEFel. Endereço: Avenida Manoel José de Arruda, 3.100, Jardim Europa. Cuiabá-MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 33631271.

Gilvania Conceição NASCIMENTO, Docente do Departamento de Ciências da Educação – legislação e Políticas Públicas Grupo de Estudos - CEPECH. União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME

Mestre em Educação. Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Docente do Departamento de Ciências da Educação – legislação e Políticas Públicas Grupo de Estudos - CEPECH. União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME - Presidente Nacional . Tel.: (73) 30861247. Campus Soane Nazaré de Andrade - Rod. Jorge Amado, Km 16 - Salobrinho, Ilhéus - BA, 45662-900.

Cleonice Terezinha FERNANDES, Professora nos cursos de Pedagogia, Educação Física e Biologia e do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – UNIC.

Doutora pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes/Portugal – título validado pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. Professora nos cursos de Pedagogia, Educação Física e Biologia e do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá – UNIC. Grupo de pesquisa-GEPEFel. Avenida Manoel José de Arruda, 3.100, Jardim Europa. Cuiabá-MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65)33631271.

Samira Fayez KFOURI, Universidade Norte de Paraná – UNOPAR

Doutora em Educação Universidade Norte de Paraná – UNOPAR- Professora e Coordenadora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias Grupo de pesquisa: Formação de Professores e ação docente em situações de Ensino. Endereço: Av. Paris 675, Jardim Piza Londrina Paraná CEP-86041-120. Tel. (43) 3371-7838.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

MACIEL, C. M. L. A.; NASCIMENTO, G. C.; FERNANDES, C. T.; KFOURI, S. F. Visão de professores de escolas de Cuiabá/MT e Campo Verde/MT sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 657–673, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5506. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5506. Acesso em: 26 abr. 2024.