A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá

Autores

  • João Carlos GOMES joaoguato@unir.br
    Universidade Federal de Rondônia.
  • Adir Casaro NASCIMENTO adir@ucdb.br
    Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).

DOI:

10.29286/rep.v26i62/1.4998

Palavras-chave:

Infância. Indígena. Pedagogia.

Resumo

O presente estudo traz um olhar pesquisador voltado para a compreensão da infância indígena, com base na cosmologia e espiritualidade Kaiowá e Guarani. Trata-se de um olhar que remete aos estudos e pesquisas realizados pelos intelectuais indígenas voltados para territorialidade, processos próprios de ensino-aprendizagem e educação escolar diferenciada praticada pelos Guarani e Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado, no contexto do núcleo do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Palavras-Chave: Infância. Indígena. Pedagogia.

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Biografia do Autor

João Carlos GOMES, Universidade Federal de Rondônia.

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Rondônia. Pós-doutorando pelo Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado – Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena. Desenvolve pesquisa voltada para a infância indígena, no contexto do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC) e da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande/MS. Rua Rio Amazonas, 351 - Jardim dos Migrantes, Ji-Paraná – RO. CEP: 76900-726. Tel.: (69) 981201684. Email: .

Adir Casaro NASCIMENTO, Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado - Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).  Coordenadora do Observatório de Educação (OBEDUC) – Núcleo UCDB -  Campo Grande/MS. Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Prédio da Biblioteca, Campo Grande.MS. CEP: 79117900. Tel.: (67) 33123597. Email: <adir@ucdb.br>.

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

GOMES, J. C.; NASCIMENTO, A. C. A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 335–354, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.4998. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4998. Acesso em: 25 nov. 2024.