AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Milena Kashima milenafumie@hotmail.com
    Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Cláudia Saladini anaclaudiasaladini@gmail.com
    Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino Médio, Educação Física, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear as concepções de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o processo de avaliação da aprendizagem nas aulas de Educação Física. Selecionamos uma turma do 3º ano do Ensino Médio de três escolas estaduais de Londrina, PR. Para a coleta de dados foi aplicado, junto aos estudantes selecionados, um questionário composto por 12 questões. Concluímos que para os alunos a avaliação da aprendizagem na Educação Física é uma prática para identificar o nível de aprendizagem, contudo, a nota acaba sendo a principal preocupação dos estudantes. Destaca-se ainda a dificuldade dos alunos em relacionar o que eles estudam com o seu cotidiano. Em futuras pesquisas sugere-se a investigação dos pressupostos epistemológicos que sustentam a práxis docente para compreendermos melhor os motivos pelos quais a avaliação da aprendizagem raramente é vista como componente da dinâmica do processo de ensinar e aprender.

Biografia do Autor

Milena Kashima, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Educação Física

Aluna do curso de pós-graduação em Educação Física Inclusiva da Universidade Estadual de Londrina

Ana Cláudia Saladini, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Estudos do Movimento Humano da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Kashima, M., & Saladini, A. C. (2018). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÃO DOS ALUNOS. Corpoconsciência, 22(3), 36–48. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6637