O MERCADO DE TRABALHO FORMAL NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA DO MATO GROSSO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 1999 E 2009

Autores

  • Marines Orlandi marinesorlandi@gmail.com
    UNEMAT/UNIOESTE
  • Luciana Vargas Netto Oliveira lucianavno@uol.com.br
    UNIOESTE
  • Pery Francisco Assis Shikida pfshiki@unioeste.br
    UNIOESTE
  • Mirian Beatriz Schneider Braun mirian-braun@hotmail.com
    UNIOESTE

Palavras-chave:

Açúcar, álcool, trabalho formal, Mato Grosso

Resumo

Este estudo objetiva demonstrar a composição e a evolução do mercado de trabalho formal na agroindústria canavieira no Estado do Mato Grosso, considerando o potencial da região na perspectiva de expansão do cultivo da cana de açúcar, bem como da produção de açúcar e de álcool. Utilizou-se o estudo bibliográfico a fim de realizar a fundamentação teórica sobre o tema e a estatística descritiva, que se fundamenta nos dados coletados na RAIS, delimitando-se entre 1999 e 2009. Os resultados demonstram que houve um aumento da produção sucroalcooleira no Estado, destacando-se especialmente seis microrregiões; houve uma diminuição do número geral de trabalhadores no cultivo da cana e aumento nos setores de produção de açúcar e álcool; o trabalho infantil foi erradicado, o trabalhador jovem migrou do cultivo para a produção de açúcar e álcool, ocorrendo o contrário entre os trabalhadores de 30 a 39 anos, havendo aumento de registro de trabalhadores acima de 40 anos em todos os setores; o trabalhador menos escolarizado perdeu espaço em todos os setores e o número dos registrados que tem maior grau de instrução formal aumentou significativamente; registrou-se queda em relação à remuneração de até um salário mínimo e nas faixas acima de sete salários mínimos, aumentando-se o número de trabalhadores que recebem entre 1 e 4 salários mínimos, percebendo-se de forma geral a redução dos salários reais dos trabalhadores do setor entre 1999 e 2009.

Biografia do Autor

  • Marines Orlandi, UNEMAT/UNIOESTE
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE, campus de Toledo-PR. Mestre em Administração pela FAESP (SP). Professora do Colegiado de Administração da UNEMAT, campus de Sinop-MT.
  • Luciana Vargas Netto Oliveira, UNIOESTE
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Assistente da UNIOESTE.
  • Pery Francisco Assis Shikida, UNIOESTE
    Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP) e Pós-doutor pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Professor Associado da UNIOESTE. Atua também como Professor no Programa de Mestrado em Economia Regional (UEL). Pesquisador do CNPq.
  • Mirian Beatriz Schneider Braun, UNIOESTE
    Doutora em História Econômica pela Universidade de Leon – Espanha. Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP)-SP.  Professora adjunta do Colegiado de Economia e professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE/Campus – Toledo. Pesquisadora do Grupo GEPEC.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O MERCADO DE TRABALHO FORMAL NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA DO MATO GROSSO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 1999 E 2009. (2014). Revista De Estudos Sociais, 13(26), 186-203. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/276

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)