O MERCADO DE TRABALHO FORMAL NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA DO MATO GROSSO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 1999 E 2009

Autores

  • Marines Orlandi marinesorlandi@gmail.com
    UNEMAT/UNIOESTE
  • Luciana Vargas Netto Oliveira lucianavno@uol.com.br
    UNIOESTE
  • Pery Francisco Assis Shikida pfshiki@unioeste.br
    UNIOESTE
  • Mirian Beatriz Schneider Braun mirian-braun@hotmail.com
    UNIOESTE

Palavras-chave:

Açúcar, álcool, trabalho formal, Mato Grosso

Resumo

Este estudo objetiva demonstrar a composição e a evolução do mercado de trabalho formal na agroindústria canavieira no Estado do Mato Grosso, considerando o potencial da região na perspectiva de expansão do cultivo da cana de açúcar, bem como da produção de açúcar e de álcool. Utilizou-se o estudo bibliográfico a fim de realizar a fundamentação teórica sobre o tema e a estatística descritiva, que se fundamenta nos dados coletados na RAIS, delimitando-se entre 1999 e 2009. Os resultados demonstram que houve um aumento da produção sucroalcooleira no Estado, destacando-se especialmente seis microrregiões; houve uma diminuição do número geral de trabalhadores no cultivo da cana e aumento nos setores de produção de açúcar e álcool; o trabalho infantil foi erradicado, o trabalhador jovem migrou do cultivo para a produção de açúcar e álcool, ocorrendo o contrário entre os trabalhadores de 30 a 39 anos, havendo aumento de registro de trabalhadores acima de 40 anos em todos os setores; o trabalhador menos escolarizado perdeu espaço em todos os setores e o número dos registrados que tem maior grau de instrução formal aumentou significativamente; registrou-se queda em relação à remuneração de até um salário mínimo e nas faixas acima de sete salários mínimos, aumentando-se o número de trabalhadores que recebem entre 1 e 4 salários mínimos, percebendo-se de forma geral a redução dos salários reais dos trabalhadores do setor entre 1999 e 2009.

Biografia do Autor

Marines Orlandi, UNEMAT/UNIOESTE

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE, campus de Toledo-PR. Mestre em Administração pela FAESP (SP). Professora do Colegiado de Administração da UNEMAT, campus de Sinop-MT.

Luciana Vargas Netto Oliveira, UNIOESTE

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Assistente da UNIOESTE.

Pery Francisco Assis Shikida, UNIOESTE

Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP) e Pós-doutor pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Professor Associado da UNIOESTE. Atua também como Professor no Programa de Mestrado em Economia Regional (UEL). Pesquisador do CNPq.

Mirian Beatriz Schneider Braun, UNIOESTE

Doutora em História Econômica pela Universidade de Leon – Espanha. Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP)-SP.  Professora adjunta do Colegiado de Economia e professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE/Campus – Toledo. Pesquisadora do Grupo GEPEC.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Como Citar

Orlandi, M., Oliveira, L. V. N., Shikida, P. F. A., & Braun, M. B. S. (2014). O MERCADO DE TRABALHO FORMAL NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA DO MATO GROSSO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 1999 E 2009. Revista De Estudos Sociais, 13(26), 186–203. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/276

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)