Economia do Crime: Uma Análise de Gênero a Partir de um Estudo de Caso na Penitenciária Feminina de Piraquara (PR)
Resumo
Este trabalho objetivou analisar a criminalidade no Paraná por meio de um estudo de caso na Penitenciária Feminina de Piraquara (PFP), a partir de dados primários obtidos via aplicação de questionário/entrevistas a mulheres já julgadas e condenadas por crimes econômicos. Como principal resultado, confirmou-se, para a detenta feminina, a teoria da escolha racional do agente criminoso, que avalia os custos e benefícios decorrentes de suas atividades ilícitas. Destarte, o ato de delinqüir trata-se de uma decisão individual tomada racionalmente (sem ou com influências de terceiros, nesses casos mormente de “amores bandidos”).
Downloads
Publicado
2011-05-10
Como Citar
Simon, D. C., Shikida, P. F. A., & Borilli, S. P. (2011). Economia do Crime: Uma Análise de Gênero a Partir de um Estudo de Caso na Penitenciária Feminina de Piraquara (PR). Revista De Estudos Sociais, 7, 107–141. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/209
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.