INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE: uma análise através da PINTEC

Autores

  • Carolina Rodrigues Corrêa Rodrigues Corrêa Corrêa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Lindomar Pegorini Daniel Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Silvia Harumi Toyoshima Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Adriano Alves de Rezende Universidade Federal de Viçosa - UFV

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Meio Ambiente, Mudança Tecnológica, Tecnologia Ambiental

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar possíveis efeitos das mudanças tecnológicas implementadas pelas empresas brasileiras na mitigação de impactos negativos ao meio ambiente. Para isso foi analisada uma amostra das empresas que inovaram e os seus registros quanto ao consumo de matéria prima, energia elétrica e de água, utilizado-as como proxy de danos ambientais. A avaliação dos dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC 2005) sugere que as inovações relativas ao meio ambiente vem aumentando no país. Os resultados, obtidos por meio de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e por um modelo de Poisson, indicam que as inovações utilizadas, entre 2003-2005, reduziram o consumo de matéria-prima, energia elétrica e água. A conclusão geral é que parece ter aumentado a preocupação, no Brasil, na implementação de inovações que reduzam as pressões das atividades produtivas sobre o meio ambiente.

Biografia do Autor

Carolina Rodrigues Corrêa Rodrigues Corrêa Corrêa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Economista e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professora Assistente do Departamento de Economia da UFV.

Lindomar Pegorini Daniel, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Economista pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT. Mestrando em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Silvia Harumi Toyoshima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa – DEE/UFV

Adriano Alves de Rezende, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestrando em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Como Citar

Corrêa, C. R. C. R. C., Daniel, L. P., Toyoshima, S. H., & Rezende, A. A. de. (2014). INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE: uma análise através da PINTEC. Revista De Estudos Sociais, 13(25), 101-117. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/262

Edição

Seção

Artigos