Uma Análise Prospectiva dos Efeitos da Implantação do Complexo Intermodal da Ferronorte ao Município de Rondonópolis-MT
DOI:
10.19093/res.v17i33.2140Palavras-chave:
Terminal Intermodal, Logística, Agronegócio, Desenvolvimento RegionalResumo
O presente artigo visa avaliar os impactos da implantação do terminal intermodal da Ferronorte que liga Santa Fé do Sul, em São Paulo a Rondonópolis, no sudeste de Mato Grosso. O terminal se tornará a principal via de escoamento da produção de grãos do estado ao porto de Santos/SP, com funcionamento iniciado em setembro de 2013. No artigo é descrito o processo operacional do terminal, incluindo armazenagem, pesagem, tombamento, classificação, recepção e estacionamento de caminhões, carregamento e expedição, entre outros. Em seguida é realizada a avaliação do cenário econômico de Rondonópolis e da evolução da produção agrícola de Mato Grosso. Após realiza-se a avaliação econômica do empreendimento focando em seus efeitos para a geração do produto adicionado fiscal ao município de Rondonópolis. A análise foi desenvolvida de um cenário de tendência central onde apenas 60% da produção seriam escoados via ferrovia. A variável que distingue os dois cenários é a previsão quanto à capacidade de tráfego de caminhões ao longo do trecho da BR163 entre a área urbana de Rondonópolis e o sítio do terminal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.