Uma Análise Prospectiva dos Efeitos da Implantação do Complexo Intermodal da Ferronorte ao Município de Rondonópolis-MT

Autores

  • Luís Otávio Bau Macedo luis_otavio@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.
  • Renato Nataniel Wasques renatowasques@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.
  • Roselaine Bonfim de Almeida rose2almeida@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.
  • Claudia Regina Heck clauheck@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.

DOI:

10.19093/res.v17i33.2140

Palavras-chave:

Terminal Intermodal, Logística, Agronegócio, Desenvolvimento Regional

Resumo

O presente artigo visa avaliar os impactos da implantação do terminal intermodal da Ferronorte que liga Santa Fé do Sul, em São Paulo a Rondonópolis, no sudeste de Mato Grosso. O terminal se tornará a principal via de escoamento da produção de grãos do estado ao porto de Santos/SP, com funcionamento iniciado em setembro de 2013. No artigo é descrito o processo operacional do terminal, incluindo armazenagem, pesagem, tombamento, classificação, recepção e estacionamento de caminhões, carregamento e expedição, entre outros. Em seguida é realizada a avaliação do cenário econômico de Rondonópolis e da evolução da produção agrícola de Mato Grosso. Após realiza-se a avaliação econômica do empreendimento focando em seus efeitos para a geração do produto adicionado fiscal ao município de Rondonópolis. A análise foi desenvolvida de um cenário de tendência central onde apenas 60% da produção seriam escoados via ferrovia. A variável que distingue os dois cenários é a previsão quanto à capacidade de tráfego de caminhões ao longo do trecho da BR163 entre a área urbana de Rondonópolis e o sítio do terminal.

Biografia do Autor

Luís Otávio Bau Macedo, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.

Economista. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis. luis_otavio@ufmt.br

Renato Nataniel Wasques, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.

Economista. Doutorando em Economia do Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis

Roselaine Bonfim de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.

Economista. Doutoranda em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis.

Claudia Regina Heck, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis.

Economista. Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Macedo, L. O. B., Wasques, R. N., de Almeida, R. B., & Heck, C. R. (2015). Uma Análise Prospectiva dos Efeitos da Implantação do Complexo Intermodal da Ferronorte ao Município de Rondonópolis-MT. Revista De Estudos Sociais, 17(33), 51–71. https://doi.org/10.19093/res.v17i33.2140

Edição

Seção

Artigos