As Ideias de Keynes sobre a Instabilidade da Economia Capitalista
DOI:
10.19093/res.v18i37.3793Palavras-chave:
Investimento. Instabilidade. CapitalismoResumo
O objetivo geral deste artigo consiste em mostrar, seguindo as ideias do economista inglês John Maynard Keynes (1883-1946), que a natureza inerentemente instável do sistema econômico capitalista decorre principalmente da volatilidade do investimento. Para tanto, apresenta-se inicialmente o princípio da demanda efetiva. Na sequência, exploram-se os principais determinantes da decisão de investir, como aparecem na Teoria Geral. Em conclusão, ressalta-se a natureza volátil do investimento como causa causans da instabilidade do capitalismo.
Publicado
2017-02-11
Como Citar
Wasques, R. N. (2017). As Ideias de Keynes sobre a Instabilidade da Economia Capitalista. Revista De Estudos Sociais, 18(37), 114–129. https://doi.org/10.19093/res.v18i37.3793
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.